Seguro Obrigatório

Se você paga anualmente o DPVAT mas não sabe exatamente para que ele serve, vamos explicar aqui tudo sobre este seguro obrigatório

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

O Seguro obrigatório de danos pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, mais conhecido por DPVAT bem como o licenciamento e o IPVA têm de ser pagos anualmente junto aos órgãos de transito, Detran e Denatran, para que você possa andar com seu carro de forma regular.

Se você faz parte da parcela de brasileiros que cumpre corretamente com suas obrigações mas não sabe ao certo o que é ou para que serve o seguro obrigatório, vamos tirar todas as suas dúvidas.

O que é seguro DPVAT

Como já falamos, é um seguro obrigatório pago por todas as pessoas que possuem um veículo automotor. Ele é usado para amparar danos pessoais causados por acidentes de trânsito e, principalmente, para acidentes em que haja morte ou invalidez permanente de algum acidentado.

Porque ter o seguro de transito obrigatório?

Sempre temos seguros que cobrem os danos materiais do seu carro mas esquecemos de cobrir danos pessoais. Muitos casos de acidentes geram altos gastos com hospital, danos físicos permanentes, algum tipo de paralisia ou até mesmo morte. Exatamente por esse motivo existe a cobertura do seguro de transito. É uma espécie de obrigação que se torna benefício para você em caso de necessidade.

Seguro Obrigatório

Onde Pagar?

Os boletos do DPVAT podem ser pagos em algumas agências credenciadas que podem variar de estado para estado.

Para saber onde pagar seu DPVAT você pode visitar este link para obter mais informações.

Valores

Os valores podem variar de acordo com a categoria do seu veiculo, o tipo de veículo na categoria estabelecida pelo Detran e também a espécie do seu automotor.

Para saber quanto pagar pelo DPVAT, basta acessar este link,  lá você encontrará todos os valores detalhados de acordo com cada categoria.

Pedidos de indenização

O pedido de indenização para o DPVAT vai depender do tipo de acidente e pode ser solicitado até 3 anos após o ocorrido. Acidentes que não tenham gerado invalidez, morte ou despesas hospitalares não são cobertas por este seguro e você não poderá entrar com seu pedido de indenização.

Para saber mais detalhadamente como pedir o seu seguro DPVAT e todos os endereços das seguradoras no Brasil, basta acessar este link.

Para mais informações sobre o seguro obrigatório DPVAT, assista ao vídeo abaixo:

>