Papel de Parede: Como Remover sem Danos

Aprenda a remover papel de parede de forma fácil.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Variedades

Papeis de parede são muitas vezes ignorados por quem está decorando a casa porque são considerados difíceis de instalar e depois de remover. Muitas pessoas acreditam que é impossível tirar um papel de parede sem que o mesmo cause danos à parede, a não ser que se contrate um profissional que, provavelmente, cobrará bem caro por isso.

Mas, isso não é verdade. Todos os papéis de parede e texturas podem ser retirados de sua parede, caso você pretenda redecorar no futuro, sem causar nenhum dano. E o melhor: Você pode fazer isso sem problemas, basta seguir as orientações de quem entende do assunto.

Removendo o Papel de Parede

Para retirar um papel de parede com sucesso você vai precisar de água, uma espátula, cuidado e paciência. A falta de paciência é que costuma causar os danos à parede e não o papel de parede.

Como remover papel de parede?

O primeiro passo a se fazer é retirar o papel de parede. Basta ir até uma das extremidades do papel, levantar a ponta da capa de vinil e ir puxando todo o restante, devagar e com cuidado, com as mãos. Depois, pegue um balde cheio de água misturada com sabão em pó e umedeça todo o papel de parede que restou com a ajuda de uma vassoura de cerdas macias. Depois de umedecido, o papel deve ficar cerca de trinta minutos “de molho” para amolecer e diluir a cola.

Espere e Comece

Depois desses trinta minutos, o papel de parede vai estar mole e a cola vai se desprender da parede. Agora basta usar a espátula e ir retirando o papel aos poucos. Não faça muita força, o papel já está mole e descolado, a espátula é só para facilitar sua retirada e não deve pressionar a parede, pois é isso que causa os danos.

É importante ressaltar que essa técnica não é recomendada para paredes com massa acrílica porque ela vai derreter. O piso também deve ser protegido com papelão ou plástico, principalmente se for de madeira, pois pode manchar. Caso seu piso seja de cerâmica ou pisos que não são danificados por água e sabão, nem é preciso protegê-lo.

Vídeo

Assista a este vídeo sobre como retirar papel de parede da forma mais fácil possível:

Você vai precisar de:

  1. Alguma ferramenta que role em cima do papel com a mostrada no vídeo
  2. Faça uma mistura de 1/4 de amaciante de roupas e 3/4 de água quente
  3. Pegue uma toalha
  4. Água de detergente para limpar a parede após remover o papel

>