IPVA

Saiba como parcelar o IPVA, para que serve e como acertar IPVA em atraso

Artigo publicado por Maria nas categorias: Carros, Documentos, Variedades

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, é cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos registrados no Detran. Muitas pessoas pagam o IPVA para manter seu veículo regular, porém não sabem muito bem como funciona e porque esse imposto é cobrado. Vamos então entender melhor.

O que é?

O IPVA é um imposto estadual, portanto a alíquota cobrada por cada veículo vai variar de estado para estado entre 1 e 6%, de acordo com o valor do seu veículo. Algumas pessoas podem pensar que o IPVA é cobrado apenas sobre carros e motos, mas não é. Qualquer veículo automotor, de uma simples motocicleta até grandes aeronaves e embarcações precisam manter esse imposto em dia para ter o veículo regularmente.

Veículos que prestam serviço para alguma entidade, são isentos dessa cobrança porém precisam de comprovantes. Existem outras formas de isenção ou descontos no IPVA que podem ser pesquisadas no site do Detran

Como consultar o IPVA

A consulta do IPVA do carro pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado. Se você não sabe qual o site, basta fazer uma pesquisa detalhada no Google, buscando “Sefaz” e o nome do seu estado.

IPVA

Já no site, terá uma aba especialmente para o IPVA onde e usando o código do RENAVAM, você saberá qual o valor cobrado de IPVA  para você.

Outra forma, é consultando o site do Detran ou o no Multicarpo, onde você encontra links para os sites do Dentran de todo o Brasil. Confira clicando aqui.

Onde pagar o IPVA?

Todos os anos você receberá um boleto de IPVA que poderá pagar em agências de banco ou em órgãos ligados ao Detran. Como o valor pode ser relativamente alto para o seu orçamento, você pode pagar o IPVA parcelado em até 3 vezes. Caso efetue o pagamento à vista, esse valor terá um desconto.

IPVA atrasado

O IPVA juntamente com o licenciamento são dois valores cobrados para que seu carro ande regulamente assim como ficará fora de multas e recolhimento de veículo caso seja apanhado em alguma blitz. Você pode também pagar IPVA em atraso parcelando-o, como mostra o vídeo abaixo.

Para mais informações sobre como parcelar IPVA atrasado, assista ao vídeo abaixo:

>