IPTU

Aprenda tudo sobre o IPTU, o que é, onde pagar, como parcelar e muito mais

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Economia, Variedades

Você com certeza já ouviu falar em IPTU. Essa sigla é bem comum quando alugamos ou compramos um imóvel. Muitas vezes fazemos o pagamento dessa taxa sem na verdade saber o que é de fato. Então pensando nisso, vamos explicar tudo e tirar todas as suas dúvidas sobre IPTU.

O que é IPTU?

IPTU significa Imposto Predial  e Territorial Urbano. Ele é um imposto cobrado para cada pessoa que possui uma propriedade urbana que pode ser uma casa, apartamento, um terreno sem construção ou até mesmo uma sala comercial.

Esse imposto é uma forma de captação de recursos para o nosso governo como débitos de tributos municipais, mas também é uma forma de fiscalizar e controlar o valor cobrado pelos imóveis. Esse imposto varia de acordo com o cidade pois a alíquota utilizada para calcular o IPTU é estabelecida pelo administrador de cada estado.

IPTU

Como pagar o IPTU

O IPTU é cobrado anualmente. A emissão das certidões pode variar de acordo com a localidade, porém sempre que inicia o processo de emissão do extrato de débito do IPTU, o governo estadual publica em jornais e diários oficiais, assim como você receberá em seu endereço, a notificação pelos Correios.

O pagamento pode ser feito em uma parcela apenas ou em 10 parcelas mensais sem juros e que a prestação não seja menor que R$ 20,00. Em caso de atraso de alguma parcela, elas podem ser pagas individualmente desde que a última parcela não tenha vencido também. Em caso de vencimento também da última parcela, o pagamento só será aceito em valor integral do débito e os juros serão cobrados de acordo com a data de vencimento da primeira parcela que entrou em atraso.

Como tirar 2ª via do IPTU

Caso você perca seu boleto, poderá solicitar a emissão de 2ª via de três formas:

Subprefeituras : nessas sedes você receberá sua segunda vida no ato da solicitação.

Praças de Atendimento da Secretaria de Finanças: o endereço varia de acordo com a sua localidade e o nome pode também variar. Você pode verificar esses postos livres de atendimento no site da prefeitura da sua cidade. A emissão nesse caso também é imediata.

Internet: o meio mais fácil e viável para a solicitação de segunda via. O site vai variar de acordo com sua localidade e você terá que pesquisar no site da prefeitura da sua cidade.

  • Joel disse:

    Como faço para emitir a segunda via IPTU de 3 salas comerciais. Tentei emitir pelo site,(http://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/SERVICOS/formularios/dam_iptu.asp)
    mas sai apenas uma via com apenas um valor…sendo que eu quero 3 vias, uma de cada sala com valores diferentes. Obg.

  • Carlos Faria disse:

    Sempre paguei o IPTU sobre o terreno que possuo sem nada construído, dai resolvi fazer a planta da residencia, mas ainda não tem nada construído nem água e nem luz. A questão é: E´certo cobrar o IPTU como se a casa estivesse construída ou seja jogando a area construida que esta na planta a ser cobrada no IPTU?

  • paulo disse:

    preciso saber o que fazer para cadastrar um terreno e pagar o iptu dele pela primeira vez e em quanto tempo vou conseguir resolver tudo.

  • >