Multa de Trânsito

Aprenda como recorrer da multa, como consultar a pontuação de sua habilitação e muito mais

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Documentos, Variedades

Tudo em uma sociedade é regido por leis e no transito não poderia ser diferente. As leis impostas pelo DETRAN ou o Denatran servem não apenas para ajudar na educação de motoristas quando estão à frente de um volante, como evitar a incidência de crimes por dirigir de forma irregular e as sanções impostas por essas entidades são as multas de trânsito. Vamos entender mais sobre elas:

Dependendo do tipo de multa que você receber, você pode até ter sua carteira de motorista suspensa ou perdê-la definitivamente. Se você não sabe muito sobre tais penalidades, assim como sobre a pontuação que é atribuída à sua CNH cada vez que você comete alguma infração ou até mesmo sobre o valor das multas que você tem, vamos tirar todas as suas dúvidas.

Como pagar

Quando você sofre uma penalidade no transito, você não é imediatamente multado. Existe um processo desde a notificação da sua infração até o DETRAN gerar de fato a multa. Vamos explicar melhor:

Digamos que você ultrapasse um sinal vermelho e seja fotografado por um foto sensor.

Multa de trânsito

Alguns dias depois você será notificado e terá a partir daí 15 dias para recorrer do fato. Se você não entrar com nenhum recurso dentro desse prazo, o Detran gera a multa e envia para sua casa a autuação para ser paga. Se você não entrou com recurso antes, agora só depois de efetuar o pagamento dessa multa que poderá abrir qualquer recurso.

Caso você quite a dívida até a data de vencimento, você terá um desconto de 20% do valor da multa.

Tabela de infrações

As infrações podem gerar multas ou advertências. Você acumulando pontos na sua carteira, poderá ter a suspensão da licença para dirigir por tempo que vai depender da gravidade da sua infração.

Você pode consultar todas as infrações e a gravidade das mesmas através deste link.

Tabela de preços de multas

Existem quatro tipos de multa: Multa leve, Multa Média, Multa grave e Multa gravíssima. Dependendo do tipo de acidente de trânsito em que você se envolver, poderá ser apontado em um ou mais tipos de multa.

Para saber o valor de cada multa de trânsito, você pode consultar o mesmo link que disponibilizamos mais acima sobre as infrações sofridas.

Recurso da multa de trânsito

Após ser notificado de uma multa sofrida, você tem até 15 dias para recorrer e pedir a suspensão da mesma. Na própria multa vem explicado o endereço para onde você deverá enviar seu recurso  e os documentos necessários. Ele será julgado e após o prazo solicitado pelo Detran, você receberá a notificação pelo correio.

O não pagamento de multas de trânsito pode acarretar a suspensão do licenciamento do seu carro que é o documento que comprova que seu veiculo está completamente regular junto ao Detran.

Perda da Habilitação

A perda da habilitação pode acontecer imediatamente caso ocorra uma infração gravíssima ou após julgamento administrativo feito pelo órgão responsável pela sua infração.

Para mais informações sobre as multas de trânsito, assista ao vídeo abaixo:

>