Como Criar um Curriculum Vitae

Elaborar um currículo pode ser uma tarefa simples desde que você siga algumas regras

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Trabalho, Variedades

Todos que já trabalham ou estão a procura de um emprego têm algo em comum, precisam ter um currículo. Quanto mais bem elaborado, com informações verdadeiras e mais atividades, melhor é o currículo e mais bem visto ele será. Ele é um resumo da sua vida profissional e acadêmica e é através dele que a empresa decide se você é adequado ou não para o cargo, portanto é essencial você saber como criar um curriculum vitae.

O Principal Erro no Currículo

O maior erro de um currículo pode ser um excesso de informações desnecessárias, algumas informações que não sejam verdadeiras e que mais adiante precisarão ser comprovadas, inovações gráficas e erros de português. Uma ou duas páginas são suficientes para um currículo. Algumas dicas  na hora de fazer o CV (Curriculum Vitae) podem ajudar.

Como Criar um Curriculum Vitae

O modelo de currículo a se fazer deve ser simples, informações demais muitas vezes podem fazer o selecionador perder o interesse em seu curriculum. Alguns sites como este possuem modelo de curriculum vitae para baixar e usar como base. Para elaborar e saber como fazer um currículo simples e perfeito, existe um modelo básico a se seguir.

Como criar um Curriculum vitae

Começando pelo cabeçalho ou topo do currículo, que deve ser simples, nele devem aparecer as seguintes informações: nome completo; estado civil; idade; endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. E-mail e telefone atualizados são imprescindíveis, algumas pessoas esquecem e logo a pessoa é eliminada já que não é possível fazer contato com ela. Não coloque nº da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos.

O próximo dado é o objetivo que descreve a vaga ou oportunidade à qual pretende concorrer. Em seguida vem a formação, descreva sua formação acadêmica com dados relevantes e mais atuais, principalmente cursos de especialização e graduação. Depois vem a experiência profissional, onde devem ser listados os empregos mais importantes e recentes da sua carreira.

Colocando Listas no CV

A lista deve ser feita de modo inverso, começando pelo mais recente e terminando com o mais antigo. Informe nome da empresa, cargo exercido, período em que esteve empregado em tal local, e as principais atividades feitas e possíveis resultados destacáveis obtidos.

Caso tenha cursos e qualificações obtidas ao longo da carreira e que sejam relevantes para a vaga, faça o tópico Qualificações e Atividades Profissionais após a Experiência Profissional. Por último, o item Informações Adicionais, que é opcional e serve para informar dados que acredite ser relevantes para a vaga.

Para mais dicas, assista a este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=-zTEaKWzf3o

>