Como formatar o PC

Quando o sistema operacional do computador apresenta lentidão pode ser a hora de formatar

Artigo publicado por Maria nas categorias: Informática, Tecnologia

Muitas vezes, o computador começa apresentar alguns problemas operacionais e é preciso fazer a chamada formatação. O sistema Windows geralmente apresenta mais problemas que precisam ser solucionados desta maneira. Já os computadores Mac da Appledificilmente precisam ser formatados e quando precisam, o método é o mesmo que do Windows, por isso você precisa saber como formatar o pc.

O que significa Formatar o pc?

Formatar o computador ou notebook significa apagar todos os arquivos contidos no disco rígido deixando ele sem nada. Desta forma, o computador volta a funcionar como se estivesse zerado e melhora o seu sistema. Dentro dos beneficios da formatação do PC estão: apagar documentos desnecessários e antigos que deixavam o sistema devagar e apagar alguns vírus escondidos que fugiram do antivírus.

Com a formatação, você apaga programa inúteis que serviam apenas para deixar tudo mais carregado. Formatar significa dar uma nova vida ao computador. A formatação insiste em apagar e reinstalar os programas do sistema operacional e os dados contidos nele. Para realizar o processo, você precisa ter o cd do sistema operacional (Windons XP, Seven entre outros).

Como formatar o computador

Antes de começar o processo, faça um backup dos seus documentos mais importantes, isso pode ser feito salvando em um CD, pen drive e ainda alguns programas que têm a finalidade de ajudar a fazer um backup.

Como formatar um computador 

Para saber como formatar um computador ou como formatar um notebook, algumas regras simples funcionam em ambos os casos. O notebook geralmente utiliza o mesmo sistema operacional de PC. Com o computador ligado, insira o CD de instalação, e escolha a opção “reinstalar”, essa opção deve ser selecionada para apagar todos os dados do computador.

Depois siga as instruções de instalação e escolha as opções que desejar, no final, ao clicar em “concluir”, o computador reiniciará sozinho. Quando o computador iniciar zerado, insira o CD/DVD ou pen drive com os arquivos importantes que foram salvos. Depois de instalar e salvar os arquivos essenciais, seu computador deve funcionar em perfeita ordem, com mais agilidade. Caso a formatação não seja bem sucedida ou ainda houver dúvidas, um técnico pode ajudar a fazer a formatação, e muitas vezes esses profissionais são a melhor escolha para formatar.

Para mais dicas, assista a este vídeo com tutorial para formatar o pc:

  • Jose nilson disse:

    gostaria Que enviase esse curso de fomatacao de pc

  • romario32 disse:

    mt bom quero a prende como formata meu pc

  • >