Onde Fazer Cursos Gratuitos para Idosos

Tudo sobre o Cursos Gratuitos Para Idosos.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Dicas, Informática, Tecnologia, Variedades

Enquanto muitas pessoas encaram a terceira idade como o fim da vida, outras encontram nessa idade, a liberdade para investir em novos projetos e aprender coisas que sempre quis aprender, mas nunca teve tempo antes. Quem está na terceira idade, ou seja, acima dos sessenta anos de idade, agora tem algumas oportunidades para voltar a estudar.

A saúde na terceira idade está relacionada com essa incapacidade de parar e deixar de usar o corpo e o cérebro. Quanto mais nos exercitamos, tanto o corpo quanto o cérebro, menos estamos sujeitos às doenças relacionadas com a velhice, como o Alzheimer, as demências, a artrite e o enfraquecimento dos músculos. Além disso, manter-se ocupado e envolvido em aprender algo novo, impede as pessoas da terceira idade de ficarem deprimidos, e assim, doentes.

Levando isso em conta, algumas instituições como grandes universidades, estão oferecendo cursos gratuitos para idosos.

Universidade Aberta à Terceira Idade

A USP está oferecendo quatro mil vagas em cursos gratuitos para quem está na terceira idade. É o programa Universidade Aberta à Terceira Idade, e as aulas estão abertas nos campi de São Paulo e outras cidades do interior de São Paulo: São Carlos, Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto, Lorena e Piracicaba.

Cursos Gratuitos para Idosos 

Cursos Gratuitos para Idosos

Entre as matérias abertas para o programa estão Literatura Japonesa, Introdução à Astronomia, História da Arte, Princípios de Administração e outros. Além disso, alguns cursos específicos para os idosos são oferecidos na universidade, como oficinas de artesanato, dança, ginástica laboral, pintura e sobre saúde.

Caso queira se informar melhor sobre o programa da USP, leia o manual do Universidade Aberta à Terceira Idade em http://www.prceu.usp.br/portal.php/terceira-idade/. As inscrições para esse semestre foi até o dia nove de Agosto, mas há sempre o próximo semestre para voltar à universidade, e as oficinas, muitas vezes se repetem num mesmo semestre. Mantenha-se sempre informado sobre o programa nesse endereço.

Um programa parecido também é oferecido na UFRGS, no Rio Grande do Sul e na UFT, no Tocantins. Eles lançaram a Universidade para a Terceira Idade e a Universidade da Maturidade, que propõem dar cursos sobre as mudanças que a terceira idade trás, como envelhecer melhor, como lidar com a saúde, além de debater sobre arte, expressividade, literatura, ambiente e muito mais.

Informática para Idosos

Os idosos de hoje podem se sentir ainda mais velhos devido às diferenças de tecnologia e linguagem que estão separando as gerações tão radicalmente. A informática e internet parece algo de outro mundo para muitas pessoas que não cresceram com computadores. Mas, muitos deles são interessados no assunto e querem ser incluídos nessa revolução também.

Os idosos mais interessados vão se beneficiar muito com cursos de informática gratuitos que são oferecidos por algumas instituições. São cursos bem práticos que ensinam aos idosos como utilizar as ferramentas mais usadas e também como a informática pode simplificar a vida (como por exemplo, com o internet banking). Algumas instituições que oferecem esses cursos são a OldNet, Idepac e a Estação Ciência; saiba mais sobre os programas dessas três instituições no site oldnet.

  • Ana Maria Souza Ramalho disse:

    Estou procurando cursos de corte e costura, pintura em tecido,bordado,tricô,croche,informatica,

  • >