Onde Fazer Curso de Podologia

Conheça um pouco mais sobre o curso de podologia e onde fazer o curso.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Educação

Podologia é uma disciplina que estuda a anatomia e patologia dos pés, mas o nome também é usado para identificar o conjunto de técnicas de cuidados com o pé que muitos cursos técnicos provém no Brasil. Esses cursos de podologia ensinariam a anatomia dos pés, os tipos de problemas que eles podem sofrer, as técnicas de resolução desses problemas e o cuidado básico dos pés.

Um curso de podologia deve oferecer esses conhecimentos sobre os pés e técnicas de cuidado, mas também conhecimentos sobre os tipos de materiais utilizados, como ter segurança em sua clínica ou espaço de trabalho, a biossegurança necessária, profissionalismo e muito mais. O objetivo dos cursos de podologias é de formar profissionais que irão conseguir suprir a demanda do mercado de uma forma responsável, saudável e lucrativa.

Hoje em dia, é possível achar vários tipos de cursos de podologia, desde os online até os presenciais oferecidos por instituições em parceria com o governo.

Cursos Disponíveis

Existem vários cursos de podologia disponíveis hoje no país. O Iped, uma instituição que oferece cursos à distância possui um curso de podologia com videoaulas e materiais didáticos variados. Nele é ensinado as práticas podógicas, instrumentação no atendimento das patologias dos pés, técnicas de trabalho podológico, exemplos de alguns procedimentos para o aluno ver como eles funcionam na prática, como o profissional deve se portar, seu trabalho e seus limites, higiene no trabalho, conhecimentos jurídicos e administrativos que ajudarão o profissional a manter sua clínica e sua vida profissional sem problemas, e muito mais.

Curso de podologia

Os cursos do Iped são oferecidos em um nível mais simplificado (com apenas as videoaulas e sem orientação e acompanhamento de um tutor à distância) gratuitamente a quem se interessar em cadastrar-se no portal. Para mais matérias e acompanhamento, se paga uma taxa, existindo dois tipos de “pacotes” e preços.

Locais Para Fazer o Curso

O Senac, instituição aliada do governo voltada à qualificação de profissionais para o mercado comercial brasileiro, tem uma grande lista de cursos técnicos profissionalizantes em todos os estados do país. O curso de podologia está incluso nessa lista de cursos. Para saber de preços e disponibilidade, o interessado deve entrar em contato com uma das unidades do Senac da sua cidade. O Senac oferece vários cursos gratuitamente para a qualificação de profissionais, principalmente se provada a baixa renda. Seu certificado é muito bem visto no mercado brasileiro e seus cursos são bastante práticos, instrutivos e celebrados.

O CAP, Centro de Atividades Podológicas, também oferece cursos de formação para quem quer entrar no mercado de trabalho e de complementação para quem já trabalha com a podologia, mas quer melhorar sua atividade. Seus cursos duram de doze a dezoito meses, são bastante completos e também são presenciais. Normalmente são feitos todos os dias e está disponível em três turnos. O curso possui aulas práticas e teóricas, exige o segundo grau completo e é um curso aprovado pelo MEC. O CAP também oferece um curso menor, três meses, de formação inicial e continuada de trabalhadores em podologia, que pode interessar quem não queira investir de início em um intenso curso de formação.

>