Técnico em Cervejaria: Curso Gratuito

Conheça mais sobre o Curso Gratuito De Técnico em Cervejaria.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Educação

As profissões técnicas estão trazendo várias oportunidades para quem não tem como investir em um curso superior em uma Universidade. Com um bom curso técnico, pode-se encontrar boas profissões no Brasil. A procura de mão de obra mais qualificada, e a luta contra o desemprego e a pobreza fazem com que o governo incentivem a procura por cursos técnicos, dando muitas oportunidades através de bolsas, cursos com preços mais acessíveis ou até mesmo gratuitos.

Técnico em Cervejaria

Cerveja é uma das bebidas mais procuradas no Brasil e no mundo, vindo em vários teores de álcool, vários sabores e preços diferentes. Com o mercado da cerveja aquecido como está hoje em dia, a profissão de técnico em cervejaria está em alta, um profissional podendo ganhar até cinco mil reais por mês.

O técnico em cervejaria aprende a transformar a matéria prima – álcool, malte e lúpulo – em cerveja e assim faz sua vida. Ele pode trabalhar em grandes cervejarias ou até mesmo começar a própria marca artesanal.

O Brasil é um dos maiores fabricantes de cerveja do mundo, e os brasileiros consomem em média onze bilhões de litros de cerveja por ano; e esse número pode aumentar, afinal, outros países chegam a consumir o dobro do que o brasileiro consome em cerveja.

Técnico em Cervejaria

O mercado da cerveja hoje emprega cerca de cinquenta mil pessoas ligadas diretamente à produção da cerveja, além de mais quatrocentas mil pessoas que são ligadas à produção de forma indireta. A maioria das pessoas que fazem o curso de técnico em cervejaria no Brasil, sai empregado de lá.

Curso no Brasil

O Senai de Vassouras, no Rio de Janeiro é o único no Brasil a oferecer a formação em técnico de cervejaria. O curso é intensivo, com duração de um ano e oito horas de aula ao dia. O Senai abre oportunidades para jovens de baixa renda fazerem seus cursos; basta entrar em contato com o Senai de Vassouras e se informar sobre as formas de se conseguir ingressar no curso gratuitamente.

Por ser um curso de um ano e com duração de oito horas por dia, o interessado deve investir tempo e dinheiro nessa empreitada, principalmente porque o curso só acontece no Rio de Janeiro. Mas, a garantia de emprego é certa.

Os alunos desse curso aprendem todos os passos do processo de produção, estudando também princípios de engenharia, gestão, bioquímica, análise físico-química e mais. Muitos alunos vão fazer o curso à pedido das cervejarias onde trabalham, para que passem para cargos mais altos e sejam intimamente envolvidos no processo.

Depois do curso de técnico em cervejaria, o próximo passo é virar Mestre Cervejeiro, mas esse tipo de curso só existe fora do país. O Mestre Cervejeiro aprende a criar novos sabores para cervejas e é perfeito para quem quer ter sua própria cervejaria artesanal com qualidade para ganhar o mercado.

Mas, o Senai de Vassouras também dão o curso de tecnologia avançada, de apenas trinta dias e que já leva o aluno a ter mais ciência do processo de criação de novas cervejas.

>