Onde Encontrar Cursos de Música Gratuitos

Onde fazer cursos de músicas?

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Educação

Música é uma arte que move a maioria das pessoas e uma atividade engrandecedora. Fazer música é, para muitas pessoas, o que dá significado para suas vidas e pode, em muitos casos, tirar pessoas de situações difíceis como depressão, o uso de drogas, ou até mesmo a pobreza. Seja por entretenimento, paixão, desenvolvimento pessoal ou simplesmente para ganhar dinheiro, a música é uma arte muito procurada e existe um grande número de pessoas querendo aprender alguma atividade ligada à música.

Devido à essa grande procura, existem muitos cursos de música sendo oferecidos no Brasil, seja para canto, teoria musical, técnica de instrumentos, orquestras e muito mais. O preço de alguns desses cursos pode assustar muita gente, mas música é uma arte tão amada e usada para o desenvolvimento das pessoas, que várias instituições e até mesmo indivíduos, oferecem cursos de música completamente de graça. Confira algumas dessas oportunidades.

Cursos Online

O Iped é uma instituição que oferece uma variedade de cursos em várias formas. Você pode fazer o curso gratuitamente ou escolhendo dois planos, um mais barato e outro um pouco mais caro. A opção gratuita consiste nas aulas básicas (videoaulas e apresentações); o plano mais barato dá um certificado e adiciona alguns materiais; já o mais caro, além das aulas básicas, do material a mais e do certificado, oferece uma orientação online com um tutor.

Cursos gratuitos de música

Isso quer dizer que todos os cursos que a instituição oferece pode ser feito gratuitamente, e isso inclui alguns cursos da área de música. No momento, o Iped está oferecendo curso de contrabaixo gospel, guitarra gospel e violão básico. A instituição está sempre oferecendo cursos novos, por isso, fique atento à sua área de música e instrumentos.

Outra boa opção, é procurar cursos de instrumentos e música no Youtube. Isso pode levar um certo tempo, pois a rede social de vídeos oferece tantos vídeos na área que você pode passar muito tempo filtrando. Mas, é verdade que o Youtube é o canal da colaboração e lá existem várias pessoas oferecendo seus conhecimentos de graça, para quem quiser. Muitos profissionais deixam suas aulas de violão, piano ou outros instrumentos lá, ou podem até mesmo ensinar, à distância, técnicas para cantar melhor. Um exemplo é o canal do Marcelo Torca  que tem vários cursos (violão, guitarra, piano, cavaquinho, baixo, bandolim, bateria, etc). Uma busca rápida e bem geral nos dá várias opções de cursos de teoria musical  e uma busca mais especifica nos dá bons vídeos para quem quer aprender a cantar melhor

Presenciais

Já quem quer um bom curso presencial, deve contar com as oficinas de músicas como conservatórios de música e projetos sociais. O Brasil é cheio deles. Para quem mora em São Paulo, temos como exemplo a Oficina Metacultural, que oferece cursos gratuitos em quatro áreas artísticas: Teatro, música, dança e canto. Confira quando saem as novas turmas de seus cursos no site da instituição  ou entrando em contato com eles. Aproveite e confira os vídeos de eventos passados da instituição.

>