Onde Encontrar Cursos Técnicos de Petróleo

Conheça um curso muito dispustado no mercado.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Educação, Variedades

Profissionais da área de petróleo e gás estão tendo muita demanda ultimamente no Brasil, principalmente com a exploração do Pré-sal. A descoberta de petróleo no nosso mar, deu a essa área no nosso país um grande salto e promete nos fazer um dos maiores exploradores, refinadores e produtores de derivados de petróleo no mundo.

plataforma petrolífera

Isso quer dizer que é essa a melhor hora de procurar uma qualificação nessa área, principalmente nas áreas em que essa exploração ocorrerão, pois estão todos procurando uma mão de obra bem qualificada. Estima-se que, só no Rio de Janeiro, sejam criadas mais de duzentas mil vagas para técnicos em petróleo e gás natural, e é lá no Rio de Janeiro que você encontra os melhores cursos técnicos de petróleo.

Sistema

O Senac, Senai e Sebrae são instituições que procuram melhorar a qualificação de mão de obra no Brasil e, como o curso de técnico de petróleo é voltado para a indústria, o Senai é o melhor local para encontrar um bom curso. Com mais de mil e duzentas horas de aula teórica e prática, o Senai do estado do Rio de Janeiro oferece um curso completo, em suas unidades, onde ensina desde ética no trabalho, condições de segurança e higiene até física, química e matemática aplicada à indústria de petróleo e gás natural.

O certificado do Senai é um dos melhores do Brasil e ele é muito valorizado, abrindo várias portas no mercado de trabalho. Entre em contato com o Senai do seu estado para saber se ele também pode um dia oferecer esses cursos, ou invista no curso no Rio de Janeiro, afinal, lá é o melhor lugar ultimamente para achar um emprego nessa área.

Escolas Técnicas

Outras boas instituições para achar bons cursos técnicos para a indústria de petróleo e gás natural são as escolas técnicas. Novamente, as do Rio de Janeiro são as melhores que têm, juntando aulas teóricas, laboratórios e estágios.

curso de petróleo

A ETUS, Escola Técnica Unisuam, oferece um curso técnico de petróleo e gás natural com duração de até dois anos. São mil e duzentos e oitenta horas aulas, semanalmente no sábado pela manhã. Seu objetivo é formar técnicos de nível médio que consigam atuar nas indústrias de refino e produção de derivados de petróleo e gás natural. O foco é em operação e manutenção da produção. Seu público alvo são estudantes do segundo grau, ou aqueles que já passaram e se formaram no ensino médio.

Outra boa escola técnica é a Petrocenter que, como o nome já diz, tem foco nessa indústria. A ênfase dessa escola é na prática profissional individualizada e ela promete formar um profissional capaz de conhecer desenhos técnicos; tratar materiais; dar suporte às atividades de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social; e reconhecer a logística de petróleo e gás. Esses, claros, são os diferenciais que ela promete para se destacar entre as outras escolas técnicas e o Senai. Para se colocar um pouco mais à frente, a Petrocenter fez desse curso bilíngue, ensinando o aluno a se comunicar em inglês com qualquer profissional da área, ajudando-o a conseguir bons cargos em que tenha que lidar com organizações internacionais.

>