Cursos FGV Online e Grátis

Qualifique-se pela internet na Fundação Getúlio Vargas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Educação, Internet, Tecnologia, Variedades

A FGV online é uma das maiores instituições educacionais do Brasil, sendo mais especializada em cursos de especialização, atualização e MBA. Ela também é uma das mais importantes instituições de ensino à distância, muito antes da popularização do ensino por internet.

A FGV online foi criada também relativamente cedo, levando os cursos e materiais da FGV para o ambiente online e, para continuar na tradição de pioneirismo na área, a instituição foi a primeira do Brasil a ser membro da OCWC, a OpenCourseWare Consortium, um consórcio de instituições educacionais de vários países que oferecem cursos, conteúdos e materiais didáticos pela internet, gratuitamente.

A ideia dos open courses, ou cursos abertos, é de democratizar a educação no mundo inteiro, começando a mudar o modo como encaramos o conhecimento, de propriedades restritas a uma elite para um direito de todos.

Cursos Oferecidos

Os cursos gratuitos oferecidos pela FGV online são os Cursos Patrocinados, que são oferecidos gratuitamente em uma parceria da FGV com empresas interessadas, e os cursos gratuitos oferecidos somente pela FGV.

Curso FGV online grátis

Os cursos patrocinados existentes até o momento são divididos em:

  • Finanças Pessoais,
  • Sustentabilidade e Inovação,
  • Venture Capital
  • Empreendedorismo.

Na primeira área, temos um curso de doze horas sobre como organizar o orçamento familiar; outro também de doze horas sobre como fazer investimentos (nível básico) e um terceiro, de dez horas, sobre como planejar a aposentadoria.

Na área de Sustentabilidade a FGV online oferece um curso com duração de doze horas chamado “Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão”; outro com duração de quinze horas com o título: “Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental”; e um curso novo, de dez horas, chamado “Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores”. Esses cursos são interessantes, pois orientam como debater e implementar a sustentabilidade em vários níveis: No dia a dia em sua vida; no ensino para as crianças, com o objetivo de que elas cresçam já com hábitos sustentáveis e nas empresas e negócios.

A Inovação do Curso

Na área de Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo há apenas uma sala de aula aberta intitulada Cursos Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores, sem informações sobre a duração. Esse curso é mais voltado para quem quer entender o mundo dos investimentos e precisa de uma orientação de onde começar.

Os outros cursos básicos oferecidos pela FGV, os que não são patrocinados, são mais de trinta e estão distribuídos nas áreas de Gestão de Produção, Direito, Gestão de Pessoas, Economia, Educação e Comunicação, Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental, Gestão de Marketing e História e Ética.

Esses cursos são bem variados e podem durar de cinco a quarenta horas, podem ter videoaulas ou apenas apresentações animadas e materiais didáticos variados. Eles não têm um prazo de inscrição e estão sempre disponíveis a quem se interessar. Para maiores detalhes sobre cada curso, sua duração e onde se inscrever, visite o portal da FGV Online e a página de seus cursos gratuitos, que também pode ser facilmente encontrada clicando aqui.

>