Como Fazer Curso à Distância de Simples Nacional

Aprenda tudo sobre o curso a distância.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Variedades

O Simples Nacional é a forma que a Receita Federal usa para simplificar o regime de arrecadação, cobrança e fiscalização dos impostos nacionais para microempresas e empresas de pequeno porte. Ele começou em 2006 tentando facilitar a vida tanto dos empresários que se agrupam nessas classes como também da própria Receita Federal. Com o Simples, fica mais fácil pagar todos os impostos devido e não ter que passar por nenhum problema no futuro que seja resultado de um problema de organização ou falta de informação em relação aos impostos.

Apesar do Simples ser, como o nome já diz, simplificado, não é todo mundo que sabe como ele funciona. E como o objetivo principal da Receita Federal, ao mudar o tipo de regime de arrecadação, cobrança e fiscalização dos impostos, é ter certeza que a falta de informação e burocracias não irão dificultar o processo, a própria Receita Federal oferece um curso sobre o Simples Nacional.

O Curso

O curso sobre o Simples Nacional pode ser encontrado no próprio portal da Receita Federal, na sua área de EaD, ou simplesmente clicando aqui. Ele é um curso aberto, sem acompanhamento ou orientação de nenhum tutor, sem atividades e sem exercícios para fixação do conhecimento. São materiais disponibilizados pela Receita Federal para que o microempresário e o empresário de pequeno porte entendam como funciona o regime, e o que ele deve fazer para entrar nesse regime e contribuir com a certeza de que tudo estará correndo bem.

Cursos à distância EAD

O curso possui linguagem simples e seu objetivo é que o aluno consiga compreender como o cálculo é feito, como optar pelo regime, como cumprir as obrigações dentro do regime e todas as vantagens de se aderir ao Simples Nacional. O curso está disponível em arquivo único que deve ser baixado para seu computador. Na página do curso você encontra duas opções de arquivo, uma para se usar no Windows e no Mac e outro para Linux.

Além do curso do Simples Nacional, o departamento de EaD da Receita Federal também desenvolveu um curso sobre o CNPJ, o PER/DCOMP, o GFIP, o DCTF e o Dacon Mensal 1.0.

Outros Materiais

A internet também possui alguns materiais de universidades de contabilidade que dão cursos para explicar como funciona o Simples Nacional. São materiais fornecidos por professores e alunos e, como no caso do material da Receita Federal, não possui um acompanhamento. Você pode encontrar um desses materiais clicando aqui. Nesse caso o material foi atualizado em 2010, as aulas são visualizadas como apresentações com material de apoio e artigos sobre o assunto.

Esse material possui várias aplicações práticas do Simples Nacional e explicações de como será sua rotina contábil sob esse novo regime, além da legislação em si que criou e rege o Simples Nacional. O material é gratuito, mas para conseguir um certificado é preciso pagar uma taxa aos criadores do material, que também irão avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Confira maiores detalhes no regimento do curso, encontrado nesse endereço.

>