Como Fazer um CPF?

Agora o Cadastro de Pessoa Física pode ser solicitado pela internet, saiba dicas para fazer o documento.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

O número do CPF é único e exclusivo para cada cidadão e é ele que comprova que o indivíduo é economicamente ativo perante a receita federal. Todo cidadão deverá possuir inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) se quiser participar de concursos públicos, abrir conta no banco, retirar título de eleitor, e praticar outros diversos atos perante a sociedade. Se você ainda não possui o seu Cadastro de Pessoa Física, saiba como fazer um CPF, sendo, inclusive, muito simples obtê-lo, basta seguir as dicas abaixo.

Como e onde tirar o CPF?

Não existe idade mínima para a inscrição e obtenção do CPF, e todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil devem possuir um número de CPF. O número do CPF é definitivo e uma vez cadastrado será o mesmo durante toda a vida do cidadão.

Como fazer CFP?

Para se inscrever na receita e obter o CPF basta comparecer a uma das agências do Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal do Brasil ou diretamente na Receita Federal munido de Carteira de Identidade, e, para os maiores de 18 anos, título de eleitor ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral.  Os menores de 16 podem levar o RG ou a Certidão de Nascimento.

Como solicitar o CPF pela Internet?

É possível solicitar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física pela internet, basta acessar o site da receita federal  e no canto superior esquerdo clicar em “Cidadão” e em seguida em “Cadastro de CPF”. Feito isso, você será direcionado a uma página que irá conter diversas opções entre elas “Inscrição CPF Internet” onde você deverá clicar. Para quem escolher esta opção, saiba que para solicitar o CPF online, é obrigatório possuir o título de eleitor.

Perdi meu CPF, como faço para solicitar uma 2ª Via?

Antes de tudo, não perca tempo e vá direto registrar a perda do documento junto à policia, dessa forma você evitará que seu CPF seja utilizado por pessoas de má índole que porventura tenham localizado seu documento e estejam interessadas em cometer fraudes com ele.  Feito isso, acesse o site da site e com o número do CPF imprima um comprovante de inscrição para utilizar temporariamente, no site mesmo ou nas redes credenciadas para solicitação do documento você poderá fazer a solicitação da segunda via. Mas saiba que se o seu RG já possui número do CPF, a segunda via não é necessária.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

  • fabio rodrigues ulhoa cintra disse:

    eu preciso faser o cpf aquele com chip e eu nao consigo faser por favor me ajude

  • >