Computador Lento

Muitas vezes, medidas simples podem resolver o problema do computador lento sem ter de chamar um profissional

Artigo publicado por Maria nas categorias: Eletrônico, Informática, Tecnologia

Muita gente tem o hábito de instalar muitos programas ou guardar muitos arquivos no computador e em muitos casos, a memória da máquina não é suficiente para isso. Isso acaba deixando o notebook ou o computador lento podendo ficar até parado totalmente.

Existem situações em que é realmente preciso instalar muitos programas ou guardar muito arquivos, como um profissional de informática, comunicação ou áreas semelhantes, que usam muito sua máquina para trabalhos. Para evitar deixar seu computador travando a ponto de chegar a precisar formatar o PC, vamos entender melhor porque isso acontece e o que fazer nesses casos.

O que pode deixar o PC lento?

Muitas pessoas acham que o computador fica lento devido somente à quantidade de arquivos instalados. Isso pode acontecer sim, mas um simples programa pode causar essa lentidão. Arquivos excessivamente fragmentados, muitos ícones no desktop, muitos programas em execução na inicialização do seu sistema, vírus entre outros são motivos de deixar seu PC travando.

Computador Lento

Para resolver, instale um bom programa de faxina no PC, como o Ccleaner e faça periodicamente o processo de desfragmentar disco (iniciar > Todos os programas > Acessórios >desfragmentador de disco)

Dicas para Melhorar a Velocidade do seu PC

Existem algumas coisas que podemos fazer para deixar o computador mais rápido. Por exemplo, libere espaço no seu disco rígido. Utilize o mesmo caminho indicado para o desfragmentador de disco (iniciar > Todos os programas > Acessórios > limpeza de disco) e realize a limpeza, ela pode ser total ou somente nas pastas que você escolher. Outro motivo que pode levar à lentidão são os erros do computador não solucionados. Isso acontece quando falta energia ou algum programa trava. Para identificar e solucionar os erros vá em Iniciar > Computador > Propriedades > Ferramentas > Verificação de erros e verifique e elimine todos os erros existentes.

Resolvendo e Evitando Travamentos

Podem acontecer casos de o computador travar e deixar simplesmente de responder qualquer ação que fazemos. Muitas pessoas ficam apertando o teclado, mouse ou simplesmente reinicia diretamente da CPU a máquina. Não tome essa atitude antes de esperar pelo menos três minutos. Muitas vezes seu computador apenas para de ‘pensar” por terem muitas janelas ou programas em aberto, isso não significa que ele está com problema mas que o sistema está processando lentamente a informação.

Para identificar se ele parou de pensar, aperte a tecla NumLock e verifique se ela acende e apaga. Se isso acontecer, basta aguardar que ele retornará Em caso dele não retornar, reinicie seu PC e tente fazer uma análise dos programas que estava usando para constar que nenhum possuía algum tipo de arquivo interno que cause danos à sua máquina. Caso os travamentos fiquem constantes, procure um profissional.

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=vIlSNIww7nc

>