Libertadores

Os times brasileiros que mais venceram a Libertadores foram o São Paulo e o Santos, ambos com 3 títulos e o Corinthians foi o último campeão.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Esportes, Variedades

A Copa Libertadores da América, é um dos campeonatos “fora copa” mais conhecidos e populares do continente americano. Esta é uma importante competição entre os melhores times profissionais das três Américas organizada pela CONMEBOL, a Confederação Sul Americana de Futebol. Hoje, por questão de patrocínio, o nome oficial passou a ser Copa Santander Libertadores.

taça libertadores

A História da Libertadores

A primeira edição da Libertadores aconteceu em 1960, ano em que foi criada a Copa Internacional, cujo campeão das américas, enfrentava o campeão do Champions League, campeonato semelhante que acontece na Europa. Isso permaneceu até 2004, quando foi criado no ano seguinte, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que reúne os times campeões de todos os continentes em um único evento..

A partir de 2009, foi criado o mesmo torneio para mulheres, e dois anos mais tarde, a copa Libertadores para a categoria sub 20.

Como são escolhidos os Times da Libertadores?

Os times mais representativos de cada país são escolhidos através de campeonatos nacionais. Aqui no Brasil, a Copa do Brasil vem acontecendo desde 1989 para nomear o nosso representante para a Libertadores.. A Libertadores não tem fase classificatória como a Copa do Mundo.

São 12 times que vão disputando o torneio em jogos “mata-mata”. Seis jogos acontecem para preencher seis vagas disponíveis. Esses vencedores, juntam-se a outros dois times previamente escolhidos, um é o vencedor da Libertadores do ano anterior e o outro da Copa sul-americana.

Existe uma tabela de quantidade de times representativos por país. No Brasil, podemos enviar cinco times que são escolhidos na Copa do Brasil, como citamos e os outros quatro são os primeiros lugares no Campeonato Brasileiro de Futebol

Os maiores campeões da Libertadores:

Alguns times já viraram mito na competição. Os 5 times que mais venceram a Liberadores são:

  1. Independiente, da Argentina com 7 títulos
  2. Boca Juniors, da Argentina com 6 títulos
  3. Peñarol, do Uruguai com 5 títulos
  4. Estudiantes, da Argentina com 4 títulos
  5. Nacional, do Uruguai com 3 títulos.

O time brasileiro que mais venceu a Libertadores foi o São Paulo com 3 títulos.

Os Maiores Artilheiros da Libertadores

Assim como os times, alguns jogadores fizeram história e entraram para o ranking dos que mais golearam na copa. Os 5 maiores artilheiros da Libertadores são:

  1. Alberto Spencer, do Equador com 54 gols.
  2. Fernando Morena, do Uruguai com 37 gols
  3. Pedro Rocha, do Uruguai com 36 gols.
  4. Daniel Onega, da Argentina com 31 gols.
  5. Julio Morales, da Argentina com 30 gols.

Confira este vídeo com os campeões brasileiros da Libertadores da América:

http://www.youtube.com/watch?v=jtkW527v4UU

>