Título de Capitalização

Aprenda o que é e como investir em títulos de capitalização

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Economia, Variedades

Você sabe o que é Título de Capitalização? Com certeza, você já viu ou ouviu propagandas sobre esse documento em bancos, lotéricas e canais de televisão porém nunca soube de fato do que se tratava. Então vamos explicar para você detalhadamente o que é, como funciona e se é vantagem comprar um título desses.

O que é Titulo de Capitalização?

Para você entender o que é um Titulo de Capitalização, você tem que entender o que é uma Capitalização, mas isso vamos explicar mais detalhadamente mais abaixo.

O Título de Capitalização é um documento que você adquire em referência ao mercado. Ele é nominal e tem um prazo determinado que deve ser conhecido no ato da compra. Esses títulos permitem aos seus proprietários programar sua economia e participar de sorteios ofertados pela instituição responsável pelo documento.

Como funciona a Capitalização?

Mais resumidamente, é uma forma de você economizar dinheiro de um jeito programado. Durante o tempo de vigência da sua capitalização, você pagará taxas e juros previamente determinados por você ou pela empresa responsável pelo seu titulo. Nesse período de validade do seu título, você concorre em sorteios geralmente baseados na extração da loteria federal e os prêmios podem variar de acordo com o seu título. No final do período, você receberá todo o valor investido com as devidas correções.

Money Woman

Um bom exemplo de título de capitalização hoje no Brasil é a Tele Sena. Alguns bancos possuem seus próprios títulos de capitalização e você pode procurar sua agência para programar o seu. Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander e BB são os mais procurados e que oferecem as melhores oportunidades.

Como declarar Título de Capitalização

Além de todas essas vantagens, você ainda tem como declarar título de capitalização no IRPF. Você poderá declarar os títulos resgatados com retenção de impostos que são os títulos resgatados com valor maior do que o investido e o cálculo será feito apenas sobre o valor que excedeu o que você pagou. A outra alternativa é para títulos contemplados, onde deverá constar todos os valores recebidos e investidos sobre esse título.

Ter um Título de Capitalização é um bom negócio?

Se você puder investir, sim. Não adianta você investir um valor e ter que resgatar antes do prazo final do seu titulo. Alguns desses títulos podem ser estornados das mais diversas formas que vão desde prêmios até pagamentos de contas como despesas e aluguel.

Se você quer ter um retorno rápido desses documentos, invista um valor menor em menos tempo. Não deixando de lembrar que quanto mais tempo e valor investido, maior será o retorno que você terá.

Para mais informações sobre o título de capitalização, assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=qM2wPqWPXv4

>