Como Fazer Artesanato Com Areia

saiba tudo sobre o Artesanato Com Areia.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Artesanato

Um tipo de artesanato muito popular no nordeste do Brasil, o artesanato com areia colorida começou com os artesãos da região tirando as areias coloridas das falésias e formando figuras com elas em garrafas ou mesmo em potes que depois eram levados ao fogo. Hoje em dia, a retirada das areias coloridas das falésias é proibida para preservar a geografia da região, mas os artesãos usam areias coloridas de forma artificial em seu lugar.

Colorindo a Areia

Como não se pode mais tirar as areias coloridas das falésias, o melhor é colorir a areia para fazer seu artesanato. Para isso, você precisa de areia de construção peneirada, o pigmento da cor que quiser, uma vasilha de plástico e sol para secar. Você deve primeiro peneirar a areia para ter certeza que ela vai ficar bem fina, colocar na vasilha e adicionar a tinta.

Como fazer artesanato com areia

Coloque a tinta aos poucos, de cinco a dez gotas para uma vasilha média e espalhe bem com as mãos. Adicione mais tinta se você achar que é necessário, mas não encharque demais a areia. Depois de espalhar bem a areia, espalhe-a em um saco ou uma camada grossa de jornal e deixe no sol.

Fazendo as Garrafas

Primeiro escolha o recipiente que você vai colorir com a areia e o desenho que você quer fazer. É diferente, por exemplo, se você quer fazer uma garrafa com camadas diferentes ou com desenhos mais elaborados. As garrafas que são feitas com camadas de areia e cola para manter a forma das camadas fixas.

Os desenhos costumam ser feitos colando e descolando a areia nas paredes da garrafa com palito e cola. Essa arte de fazer o desenho requer paciência e uma delicadeza nas mãos, veja como fazer os desenhos e acabamentos vendo esses artesãos colorindo as garrafas nesse vídeo:

  • Edivaldo de jesus dos santos disse:

    não sei nada dessa tecnica e gostaria se tiver disponívej=l apostilas para que eu possa desenvolver nessa arte . obrigado

  • >