Sabonete Artesanal: Como Fazer

Saiba como fazer Sabonete Artesanal.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Artesanato, Variedades

Quem gosta de fazer artesanato ou de tentar fazer as coisas em casa ao invés de comprar, pode economizar muito dinheiro e até descobrir uma forma de ganhar dinheiro com algo divertido. Os sabonetes artesanais são uma ótima pedida para quem gosta de coisas artesanais: divertidos de fazer, não são tão difíceis e podem ser ótimos presentes, lembrancinhas para casamentos e aniversários e até mesmo uma forma de ganhar dinheiro à parte.

Para fazer o sabonete artesanal, é importante ter os materiais certos e seguir os procedimentos com cuidado. Fabricar sabonete é uma questão de química, então, tome cuidado com os ingredientes, use-os de acordo com a receita, siga o processo bem de perto e preste atenção em como os ingredientes vão reagindo durante todo o processo.

Materiais

Isso pode diferenciar um pouco de receita a receita de sabonete. Algumas pessoas têm uma receita de família, outras seguem uma outra receita. De qualquer forma, o básico é sempre o mesmo. Depois que você dominar a receita que ensinarmos, teste outras e veja qual lhe agrada mais (ou use todas).

Sabonete de sabão

O material para a nossa receita é: Um quilo de base glicerinada, álcool de cereais, colher de plástico descartável, trezentos mililitros de essência (a do seu gosto), conta-gotas, corante para alimentos, flores ou ervas desidratadas, fôrmas (de silicone ou as menores para bombons), etiqueta para identificar os sabonetes, panela para banho-maria, recipiente de vidro temperado.

Passo a Passo                                                                  

Derreta a glicerina e o corante em banho-maria no vidro temperado até que ela se dissolva; depois que a glicerina estiver dissolvida, tire-a do banho-maria, pegue a colher de plástico e mexa até que ela fique homogênea, deixando evaporar o resto que tiver que evaporar.

Vendo que a glicerina e o corante estão bem homogêneos, acrescente a essência e separe as formas. Coloque as flores e ervas secas no meio das formas e despeja a mistura nessas formas, tomando cuidado para as flores e ervas ficarem no centro. Deixe secar por aproximadamente três horas (fique sempre de olho e teste a consistência), desenforme cuidadosamente e dê alguns retoques finais como: tirar cantos e sobras que deixam o formato feio, polir a superfície, embalar e etiquetar!

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:

>