Saia Para Sofá: Como Fazer

Veja como é fácil e a sua finalidade.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Algumas pessoas podem não gostar, mas a opção de forra o sofá com saias além de muito bonito e chique mantem o sofá mais limpo, ocasionando em maior durabilidade.

As capas são elaboradas para manter um ambiente mais colhedor e podemos criar muitas capas para que o sofá sempre esteja em harmonia com a decoração do local e ainda contribui muito com a limpeza.

Para fazer uma capa de sofá não serão necessárias grandes habilidades como as de uma costureira, mas se você tiver uma máquina de costura em casa, será muito mais fácil.

O primeiro passo é escolher bem o tecido que ira usar, nada de tecidos escorregadios como o cetim.

Tipos de Tecido

O ideal sempre será o algodão pode ser uma cor ou com estampas, tudo fica a seu gosto, e acrescentar laços, rendas para criar babados e detalhes.

Melhores tecidos:

  • Linho
  • Nara
  • Nácar

Dica: Escolha tecidos grossos, que não estiquem muito e que não amassem com tanta facilidade.

Saia para Sofá

Mas para escolher a medida certa do tecido devemos medir bem o seu sofá, então peque a fita métrica e tire as medidas da largura e comprimento da base.

Tirando medidas

  1. Usando a capa do sofá, tire as medidas do comprimento e de cada lado.
  2. Meça a estrutura que receberá a saia e acrescente mais 5 cm.

Como Fazer a Saia para o Sofá

Pegue o tecido e coloque por cima e estique nos cantos, e determine qual será a altura desta saia e se terão babados ou rendas, mas nesta definição deixe uns cinco centímetros de sobra, para garantir.

Agora com as medidas exatas vamos cortar o tecido e alinhavar as barras nas laterais com dois centímetros cada lado, depois marque bem com o auxilio de um ferro e prenda com alfinetes para garantir.

Depois de definhada a altura e alinhada às regiões junte as parte costurando na maquina ou na mão e acrescente o seu toque final como utilizando fitas, laços, renda ou mesclando cores de tecidos.

>