Cortinas: Como Fazer em Casa

Aprenda a fazer cortinas para sua casa.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Decoração

Nem todo mundo que quer decorar a casa tem no orçamento o tanto suficiente para comprar as cortinas que mais lhe agradam. E existem ainda aqueles que não conseguem encontrar cortinas que os satisfaçam de forma alguma. As cortinas são essenciais para a casa porque controlam a luminosidade, dão privacidade aos moradores da casa e deixam os ambientes muito bonitos.

Por isso, ficar sem cortina é impossível pra muita gente. Para essas pessoas que não abrem mão das cortinas, mas não conseguem se satisfazer com o que há no mercado, o ideal é tomar as rédeas da situação e fazer as cortinas em casa.

Dicas e Possíveis Problemas

Quem quer a cortina feita de acordo com seus moldes pode escolher fazer em casa ou dar a um profissional. Mandar fazer nem sempre fica mais barato do que comprar a cortina pronta, mas a satisfação é mais garantida e, pode-se negociar com o (a) profissional, conseguir o material mais barato, dentre outras coisas.

Como fazer cortinas

Quem quiser fazer as cortinas em casa deve prestar atenção em algumas coisas primeiro. Muitas vezes escolhemos uma cor ou tecido para as cortinas porque achamos bonitos, mas não são práticos para costurar, esquentam demais o ambiente, não tem mobilidade ou não controlam a luminosidade o suficiente. Tecidos naturais são muito recomendados para quem quer um ambiente mais despojado e fresco, escolha tecidos feitos de fibras naturais ou bambu. Camurça, seda e veludo são para quem quer cortinas pesadas e, se isso for o seu caso, desista de fazer suas cortinas em casa, esses tecidos são muito pesados, difíceis de costurar e cortar.

Calculando a Largura da Cortina

Também é importante saber calcular a largura e o comprimento do tecido. Para ter uma medida mais acurada, meça a largura janela a partir de sua moldura, de um lado ao outro. Para a altura, meça da moldura da janela (a parte de cima e interna) até um palmo do chão, pois cortinas arrastando no chão não são práticas.

Uma vez que esses problemas tenham sido superados e você comprou o tecido ideal e com o tamanho ideal, arranje um local espaçoso para costurar, pois cortinas são longas e mãos a obra seguindo o tutorial da costura do vídeo abaixo:

  • Jane disse:

    Muito legal, fácil de aprender e fazer, a professora explica bem direitinho não tem como errar, amei!

  • >