Como Instalar Ar Condicionado Split

Saiba como instalar um ar condicionado split passo-a-passo

Artigo publicado por Maria nas categorias: Variedades

É bem comum atualmente se encontrar ambientes climatizados pela utilização de ar condicionado, e com isto, com toda a elevação de temperatura cada vez mais pessoas poderão adquirir este tipo de equipamento, com isto na tentativa de poder diminuir o calor, que cada vez mais vem se tornando insuportável no Brasil.

Os primeiros aparelhos que surgiram no mercado eram condicionadores de ar do tipo de janela, estes que eram instalados com uma abertura do local apropriado para um posicionamento na sua parede. Pouco a pouco novas tecnologias possibilitaram o surgimento de unidades simplificadas e distribuídas, se tornando assim prática e principalmente menos complexa, surgiu então o ar condicionado Split, muito mais prático e fácil de utilizar do que os outros modelos. Saiba a seguir algumas dicas de como realizar a instalação do mesmo.

Normas gerais utilizadas na instalação de um ar condicionado

É recomendado na altura da instalação se posicionar o aparelho com uma altura equivalente entre 1,50 m e 1,80 m acima do solo.

No caso de condições anteriores não puderem ser satisfeitas é importante se localizar um aparelho que fique a pelo menos 0,50 m de qualquer tipo de parede.

O aparelho ainda deverá ficar o mais centralizado possível, procurando cobrir assim uma maior área dos ambientes que poderão ser residenciais ou também comerciais.

As aberturas laterais e também superiores do aparelho deverão estar acima de tudo sempre desobstruídas e também voltadas para uma parte externa de seu ambiente, já que a circulação do ar frio no compressor e condensador precisa de processar de forma mais normal possível.

Os aparelhos precisam contar com uma inclinação relativa a 1 cm na sua base para que aconteça de forma bem mais simples um escoamento de água que é proveniente de processos de evaporação dos gases, tudo isto que deverá acontecer durante a convecção existente dos ambientes.

Antes de realizar a instalação é importante ler o manual do produto, já que contém especificações bastante importantes que devem ser observadas. Desta forma você deverá conhecer todas a unidades evaporadoras em termos dimensionais e também quanto ao seu peso existente.

split

Cuidados na instalação de um condensador

É fundamental se procurar um local onde toda a circulação das pessoas possam não ser frequentes.

Evite ainda instalar as unidades determinadas em vários tipos de locais onde os equipamentos possam ficar definitivamente expostos a ventos de forma predominante, bem como a chuva forte, além de vários tipos de umidades e também de poeira.

Não instale as unidades condensadoras, quando a saída de ar relacionada a uma acaba coincidindo com a entrada de tomada de ar da outra, em uma disposição em que estiverem próximas entre si.

Com isto procure verificar de forma atenta os espaços que são obedecidos visando permitir toda a instalação de forma correta, bem como uma circulação de ar que sejam suficientes para um bom tipo de sistemas determinados.

Levando em conta técnicas de normas da ABNT que falam das capacidades de condução de todos os condutores utilizados em condicionadores de ar, é possível se conferir algumas tabelas relacionadas a bitolas de cabo bem como correntes suportadas por aparelhos.

>