Insuficiência Renal Canina

A insuficiência renal em cães é comum a partir de uma certa idade e pode ser combatida de maneira simples

Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades

O que é a Insuficiência Renal em Cães?

A insuficiência renal crônica poderá afetar os cães de várias raças, sexos e também idades, a idade média em que pode ocorrer este tipo de problema nos cães é 7 anos. A doença de insuficiência renal crônica em cães é de origem genética e pode acontecer em diversas raças, como por exemplo Basenji, Beagle, Bull Terrier, Cairn Terrier, Chow Chow, entre outras.

É considerada uma doença grave embora não transmissível. Aos primeiros sinais clínicos da insuficiência renal canina, é preciso procurar um médico veterinário imediatamente para iniciar tratamento, evitando assim que aconteça com o animal a insuficiência renal aguda, que poderá levar o cachorro à morte.

Como é Transmitida? (ou Como Acontece?)

A doença acontece por causa de um processo normal de envelhecimento, devido à queda do funcionamento de rins. Com o tempo, acontecem períodos de problemas renais também decorrentes de doenças como a hipertensão arterial, diabetes, entre outras com que é necessário ter muitos cuidados para evitar problemas maiores.

Insuficiência renal canina

Sintomas

Os sintomas da insuficiência renal canina mais comuns são a polidpsia, um aumento considerável no consumo de água e micções mais frequentes. Anorexia, perda de peso, vômitos, diarreia, mau hálito, entre uma séria de outros problemas

Tratamento

O agente transmissor da doença é a própria carga genética dos animais que pode passar de geração para geração para o cachorro. É possível combater a insuficiência renal em cães, utilizando medicamentos antibióticos, amenizando os efeitos da doença que não tem cura.

Prevenção

É possível realizar o combate da insuficiência renal em cães, fazendo com que ele tenha hábitos mais saudáveis, a doença pode ser controlada através de passeios e uma alimentação balanceada do cão. A melhor forma de diagnosticar a doença é através de hemograma detalhado feito no cão, apenas depois deste exame pode-se escolher um tratamento específico para evitar a doença.

  • Moisés Alves disse:

    Tenho um Dacshound idade 1ano e oito meses foi diagnosticado erliquiose, já comecei o tratamento.Queria saber como proceder com a alimentação,cuidados que devo ter agora com a alimentação do meu amigo fiel?

  • >