Erliquiose ou Erlichiose Felina

A erliquiose felina apesar de ser uma doença comum, deve ser tratada com muita parcimônia

Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades

O que é a Erlichiose ou Erliquiose em Gatos?

As espécimes de Erlichia spp que ainda infectam os felinos não foram caracterizadas. No animal infectado são encontradas células sanguíneas com corpúsculos e mórulas de carrapatos, o que nada mais é do que ataque de carrapatos, por isso ela é chamada doença do carrapato em gatos.

A transmissão da doença acontece através de carrapatos que estão infectados e atacam felinos, realizando assim a transmissão da doença, que pode ser percebida após a análise de alguns dados clínicos da Erlichiose felina.

Como é Transmitida?

A doença é transmitida após o felino receber picadas de carrapatos que estiverem infectados, estes que devem se ter alguns cuidados e ter um diagnóstico médico mais preciso. Só dessa maneira poderá adotar-se o tratamento mais preciso para esta doença que é bastante comum porém que, em casos graves poderá levar à morte do animal.

Erlichiose Felina

Sintomas

Através de um tratamento preventivo, é possível minimizar ao máximo sinais clínicos apresentados pelo animal através de um diagnóstico, que poderá ter períodos de febre, anorexia, redução considerável de peso, relutância em se movimentar, tremores, etc.

Tratamento

A melhor forma de como tratar a Erlichiose (Erliquiose) nos gatos é através de antígenos e antibióticos que devem ser consumidos logo que se perceber a infecção do animal, porém é sempre interessante levar em conta um tratamento preventivo principalmente para evitar que o caso se agrave.

Prevenção

A doença deve ser tratada com muito cuidado e atenção para evitar problemas maiores, principalmente na fase da eliminação dos agentes transmissores que são os carrapatos. Este tipo de problema tem cura e poderá salvar o seu gato de problemas maiores. O diagnóstico poderá ainda ser visto através de um hemograma.

Esta doença acontece de forma bastante comum principalmente em lugares que possuem campos de futebol ou residências que ficam próximas de lugares onde existe a criação de cavalos, estes que podem ter carrapatos transmissores da doença que passam de um hospedeiro para o outro tornando a doença uma zoonose, que se não for tratada corretamente poderá infectar humanos.

>