Raiva Felina
A raiva felina é uma doença fatal, saiba como prevenir.
Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades
O que é a Raiva em Gatos?
A infecção causada por Raiva ou hidrofobia é uma doença fatal para gatos, depois de infectados, não há tratamento. A boa notícia é que a raiva felina pode ser evitada com vacinação antirrábica. O vírus é encontrado presente na saliva de um animal infectado, e o vírus é mais frequentemente transmitido através de mordidas. Especialistas aconselham a vacinação de todos os gatos saudáveis para evitar a contaminação da doença.
É importante que a vacinação contra raiva felina ocorra em até 16 semanas de vida do animal pois se ele costuma ficar ar livre, está sujeito a ser mordido por um animal infectado.
Como é Transmitida?
A forma de transmissão da doença é através do contato do felino com saliva infectada, ainda que ela esteja em contato com o ar. Os sinais clínicos da raiva felina são variação entre momentos de euforia e raiva por parte do animal infectado. A melhor forma de tratar a doença é através da prevenção da raiva em gatos levando o animal a campanhas de vacinação.
Sintomas
São sintomas da raiva felina a euforia ou momentos de fúria por parte do animal e comportamento fora de seu convencional, a melhor forma de evitar este tipo de problema é prevenção de raiva felina com vacinação.
Tratamento
É importante a profilaxia da doença no animal infectado, e o tratamento requer cuidados importantes, porém não existe cura por parte do agente transmissor, a única forma de prevenir a doença e os sintomas da raiva felina é realizando a prevenção da raiva em gatos. O tratamento é realizado através de áreas de epidemiologia e patogenia caso a doença venha a acontecer em humanos.
Prevenção
A prevenção da raiva em gatos deverá acontecer entre no máximo aos 16 meses de idade do gato, e ele deverá receber vacina contra a doença, para que possa evitar a contaminação com o vírus, para que assim tenha o máximo de chances de cura da doença.