Raiva Canina

A raiva canina é uma zoonose muitíssimo grave portanto você deve ter cuidado com seu cãozinho.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades

O que é a Raiva em Cães?

A raiva canina é uma doença viral que normalmente ataca o sistema nervoso e acaba causando a chamada encefalite. Esta doença é considerada a zoonose mais perigosa, e simplesmente fatal em 100% dos casos se for contraída por bichos. Qualquer mamífero sanguíneo que tenha a doença pode infectar outras pessoas, isto inclui animais como cães, gatos, bois, vacas, morcegos, furões, entre uma série de outros animais.

As pessoas que contraírem a doença, assim que apresentarem sinais clínicos da raiva canina devem procurar ajuda médica para que passem por tratamento emergencial além de ter o diagnóstico preciso da gravidade do caso. A seguir, daremos algumas informações sobre a doença e como tratar.

Como é Transmitida?

O vírus normalmente costuma ser transmitido através da saliva do animal infectado, através de mordidas ou arranhões, em alguns casos até mesmo uma lambida. São importantes alguns cuidados para prevenir a doença evitando assim o contato com o agente transmissor. Desta forma é possível evitar a transmissão da doença.

Raiva Canina

Sintomas

A partir de duas semanas começam a aparecer sintomas da raiva canina como mudanças extremas de comportamento, com momentos de euforia e depressão, paralisias, demência, alucinações, e ainda a sensação similar a de estar acometido de gripe. Estes sintomas podem demorar até 12 semanas para começarem a aparecer. Outro sintoma facilmente percebido é a hidrofobia, que surge quando o vírus da raiva ataca as glândulas salivares, e engolir líquidos se torna algo muito doloroso, automaticamente gerando o aumento de produção de saliva, a morte vem alguns dias após os sintomas serem manifestados.

Tratamento

Depois da doença instalada, não existe nenhum tratamento específico, o que poderá ser realizado é um tratamento para que alivie o sintomas nos pacientes, é interessante agir rapidamente com a prevenção da raiva canina e evitar esperar pois a doença se manifesta rapidamente. Para os animais, existe vacina contra raiva canina, o que inspira além disso cuidados com o infectado. São os passos indicados pela etiologia da doença.

É muito importante levar o cão para tomar vacina da raiva, esta comumente chamada de anti-rábica, principalmente quando perceber nele comportamento diferente, é interessante levar o cão ao veterinário para que possa analisar a patologia da doença. Após confirmação do diagnóstico, você deve evitar contato com o mesmo. Se você levar uma mordida de cachorros com estes sintomas, não espere, vá diretamente ao médico especialista pois ele irá analisar o caso e a patogenia da doença, você certamente será tratado na área de epidemiologia do hospital.

Prevenção

Para prevenir a doença da raiva em cães, é preciso manter sempre os cães vacinados utilizando-se de medidas preventivas contra a doença, o que aumenta em mais de 80% de chances de cura da doença da raiva em cães.

>