Sustentabilidade Ambiental

Muito se fala em sustentabilidade ambiental hoje em dia, saiba o que é e conheça alguns exemplos no Brasil

Artigo publicado por Maria nas categorias: Sustentabilidade, Variedades

A palavra dessa nova geração é “Sustentabilidade”. Mas você sabe de fato o que significa e para que serve? Sabe o que quer dizer quando uma empresa diz que está em busca do desenvolvimento sustentável do planeta? Se sua resposta foi não para as nossas duas perguntas, então será importante você saber a respeito de sustentabilidade ambiental.

Sustentabilidade conceito – Sustentabilidade, sendo didático, é o termo usado para um grupo de ações tomadas por seres humanos buscando formas de desenvolvimento sem comprometer o meio ambiente. Então entenda como uma maneira de se desenvolver sem agredir o planeta e focando mais na ecologia.

O que é desenvolvimento sustentável

É a busca pelo desenvolvimento das necessidades das empresas, mas sempre focando também na necessidade das novas gerações, já que uma agressão ao meio ambiente raramente tem efeito instantâneo, mas daqui a alguns anos, as pessoas sofrerão qualquer a alteração maléfica ao planeta produzida hoje de maneira irresponsável.

Sustentabilidade

A ideia de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável surgiu com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento organizada pelas Nações Unidas e vem desde então ganhando espaço a cada dia com trabalhos de responsabilidade ambiental de empresas e ONGs ambientais.

Sustentabilidade ambiental nas empresas

Sustentabilidade e meio ambiente são assuntos cada vez mais discutidos por empresas. Como é sempre o foco entre todos os cidadãos, com certeza uma empresa que oferece produtos mais sustentáveis acabam ganhando mais espaço.

Aqui no Brasil, temos alguns ótimos exemplos de empresas que focam sempre na sustentabilidade quando estão em planejamento de um novo produto. A ação das sacolas retornáveis no lugar das sacolas plásticas foi a maior manifestação sustentável já ocorrida no nosso país.

Exemplos de sustentabilidade

Além do citado acima, o caso das sacolas em supermercado, o Boticário e a Natura são as duas empresas que mais pregam publicamente a ideia da sustentabilidade no Brasil. O Boticário adotou um sistema de reutilização de suas embalagens bastando o consumidor deixá-las em qualquer loja mais perto. No caso da Natura, os produtos oferecidos pela marca são completamente naturais e com componentes 100% brasileiros, o que valoriza o nosso meio ambiente.

Temos ainda outros bons exemplos como o Bradesco que lanço uma campanha para reutilização de papéis recicláveis em suas cartas, impressões entre outros.

Veja mais um exemplo de sustentabilidade na empresa Philips no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=xzgzTHRVxTM

>