Como Economizar Energia Elétrica em Casa

Pelo meio-ambiente e pelo seu bolso, você deve economizar energia elétrica, siga estas dicas e evite surpresas desagradáveis no final do mês.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Economia, Variedades

Pode-se dizer que quanto maior for o desperdício de energia elétrica praticado em nossas residências, maior será o prejuízo ao nosso meio ambiente. Além de trazermos um mal ao nosso ecossistema,  torna-se cada vez mais comum a chegada de contas de energia altamente abusivas, pois na maioria das vezes não sabemos como economizar  energia elétrica de um modo inteligente.

Se você se encaixa no grupo de pessoas que deseja cuidar de nossas reservas naturais e deseja não ter surpresas no final do mês com contas altas, siga as dicas a seguir e economize energia elétrica em sua casa.

Dicas para economizar energia elétrica

Para início de conversa, podemos dizer que tudo deverá ser baseado no bom senso, pois de nada adianta tentar economizar energia se não atentarmos para apagar luzes que permanecem acesas desnecessariamente ou até então aparelhos eletrônicos em modo stand by mesmo que não são utilizados o mês inteiro.

Como economizar energia em casa

Pensando nisso sempre tenha cuidado em não deixar televisores ligados e evite sempre ao máximo dormir com o mesmo ligado. Lave suas roupas somente quando necessário, pois a maquina de lavar é responsável por cerca de 5 % de sua conta de eletricidade. A geladeira é um eletrodoméstico que contribui em cerca de 30 % de sua conta de eletricidade, por isso, atente em comprar um modelo que seja feito para o consumo menor de energia ou, pelo menos, mantenha sua geladeira em condições que não exijam a utilização de maior potencia na hora de manter refrigerados seus alimentos.

Nas cidades mais quentes, o uso de condicionadores de ar se faz mais necessário e por este motivo sempre opte por instalar esses aparelhos em locais com maior circulação de ar e use somente quando necessário, pois ar condicionado é responsável por 5 % de sua conta de luz.

Por último, compre lâmpadas que sejam feitas para a economia de luz e evite deixá-las ligadas desnecessariamente.

Curiosidades Sobre o Consumo de Energia Elétrica

Mesmo seguindo todas as dicas já informadas, sempre atente em verificar as fiações de sua residência, pois fios desencapados, mal isolados ou emendados sempre gastam mais energia que o comum. Evite sempre utilizar qualquer tipo de aparelho dentro do horário de pico (17h às 22h) e também procure deixar a chave geral de sua residência desligada ao realizar viagens longas.

Com todas as dicas deste artigo, tenha certeza que no final, o meio ambiente e sua conta irão agradecer a redução de energia que você proporcionou.

Para mais dicas, veja este vídeo:

>