Casa: Como Ampliar sem Reformar

Saiba como reformar sua casa sem fazer bagunça.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Não é todo mundo que consegue passar por reformas na sua casa. Você precisa de muito dinheiro, paciência, autorização de condomínio, vizinhos ou do município; precisa aguentar barulho, ir atrás de mão de obra, material, um arquiteto para fazer o projeto e muito mais. Por isso, muitos tentam evitar reformas de qualquer jeito. Mas, qual outra solução há para quem quer ampliar a casa?

Felizmente, existem outras opções. Arquitetos e decoradores conhecem várias técnicas de ampliar sua casa sem quebrar paredes e mexer com pedreiros.

Ampliando Ambientes

Algumas técnicas podem ampliar ambientes sem precisar reformar. Uma das mais usadas e integrar os ambientes para ampliar a casa ou apartamento por inteiro; se você tem muitas divisórias, elimine-as. Divida as salas entre sala de estar, home theater e jantar mudando os móveis e as cores das paredes.

Como ampliar a sala sem reformar

Outra boa forma de ampliar os ambientes é usando cores claras ou neutras, e espelhos. Os espelhos podem ser usados com molduras bonitas, como se fossem quadros. Ao refletir todo o ambiente, eles dão a impressão de aumenta-los, tirando a opressão de ambientes muito pequenos que sua família estava evitando.

Inovando Na Iluminação

A iluminação também amplia muito, quem quer ampliar os ambientes devem deixá-los bem iluminados com iluminação ambiente e artificial. Prefira sempre o branco, ou, se quiser cor, escolha tons bem claros. O branco no teto ilumina muito os ambientes e deixam eles mais altos e amplos. Opte por luminárias pequenas e discretas. Fitas de LED, luzes embutidas em espelhos, dentre outros.

Apesar das cores claras ajudarem a ampliar os ambientes, adicionar enfeites, almofadas e quadros coloridos dão um destaque que ajuda a valorizar o espaço e não deixar tudo da mesma cor. Mas, não exagere. Casas com quadros demais, enfeites demais, muito poluídas, parecem pequenas e abafadas. Para ampliar a casa, elimine elementos e móveis. Menos móveis é igual a mais espaço, deixe o essencial.

As curvas também ajudam a aumentar a sensação de espaço amplo. Esse é o motivo dos móveis e outros elementos arredondados estarem na moda. As quinas tiram muito o espaço, e ao elimina-las, você economiza espaço fisicamente também (e evita acidentes).

Aula

Confira como decorar espaços pequenos com as dicas do decorador Roberto Negrete para a Casa Cláudia:

http://www.youtube.com/watch?v=yPzfO5v-U7A

>