Ferro a Vapor x Ferro Seco

Saiba quais são as diferentas entre o ferro Vapor e Ferro Seco

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas

Na hora de comprar o nosso ferro elétrico para passar roupas, encontramos uma variedade de modelos e marcas e, claro, opiniões. No geral, a maior diferença é entre os ferros a vapor e os secos. Mas, qual seria a diferença entre esses dois ferros?

O Tradicional Ferro Seco

O ferro seco é mais tradicional. Ele tem uma prancha inferior de metal que esquenta porque o ferro transforma a energia elétrica em energia térmica. O ferro seco tem um mecanismo também que controla a temperatura final que será mantida por essa prancha. Os níveis são normalmente divididos em relação aos principais materiais das roupas porque dependendo do material, precisa-se de um ferro mais ou menos quente.

Os ferros secos costumam ser mais pesados do que os ferros a vapor, e tem muita gente que prefere o tradicional ao moderno ferro a vapor.

Ferro vapor x seco

O Moderno Ferro a Vapor

Uma tecnologia mais moderna e também bem simples, os ferros a vapor possuem uma espécie de caldeira onde se coloca água. A energia elétrica será convertida em energia térmica que irá fazer a água evaporar. O vapor da água sai por poros que existem na prancha de metal do ferro. O vapor esquenta e umidifica a roupa.

A junção da umidade e do calor facilitam o passar a roupa, pois a umidade deixa as fibras mais maleáveis e mais fáceis de desamarrotar. Os ferros a vapor também são feitos de materiais mais leves e são mais fáceis de manusear.

Qual Escolher

O mercado oferece maior opções de cores, design e marcas de ferros a vapor, mas a escolha fica muito por conta de quem está passando a roupa. Tem gente que acha o ferro a vapor muito frágil, leve até demais e que ás vezes vaza a água e molha demais a roupa. Essas pessoas gostam do peso do ferro seco e usam de borrifadores de água na roupa, ou passam as roupas com um pouco de umidade, não precisando, assim, de um ferro a vapor.

Outras pessoas gostam da leveza e da praticidade do ferro a vapor. Por isso, o melhor é avaliar por si mesmo.

>