Como Limpar um Sapato

Limpeza dos calçados é indispensável para sua boa conservação e deve ser executada de acordo com o material de que é feito

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

Muito desejado pelas mulheres e não menos pelos homens, os sapatos hoje tem os mais variados estilos, materiais e tendências. Saber como lavar e manter limpos seus sapatos sem estragar faz com que ele dure mais e mantenha uma boa aparência por mais tempo. Algumas dicas de como limpar um sapato fazem a diferença.

como limpar um sapato

 

Como Limpar corretamente um Sapato

 

Para saber como limpar sapatos corretamente, é preciso saber o seu material e limpar de acordo com o que ele pede. Para sapatos de couro branco ou preto, seja qual for a cor o cuidado é grande. Eles possuem produtos próprios e depois basta passar uma flanela. Óleo de visom e creme hidratante ajuda a lubrificar, em hipótese alguma molhe os sapatos.

 

O sapato de carmuça e de nubuck tem um produto em spray específico para limpeza. O truque é colocar duas colheres de vinagre para um de água e misturar. Passe uma escovinha no mesmo sentido da camurça. Para prolongar a limpeza, aposte em protetores. Sapatos de plástico estão na moda e sem limpar, o mau odor impregna. Passe um pano úmido com água, cuidado com cada modelo, e busque sempre limpar depois do uso.

 

Para sapatos de verniz, passe uma vaselina líquida com um pano e deixe secar, lustre com a flanela, ou utilize um produto especifico encontrado nas lojas. Sapatos de pano ou cetim podem ser lavados com sabão de coco e devem ser deixados secando na sombra.

 

Para os tênis, use uma esponja macia, água e sabão neutro são ideais. Esfregue e retire com uma espoja úmida em água, sem encharcar. Para saber como limpar um sapato por dentro basta não encharcá-los com água, um pano úmido costuma resolver.

como limpar sapatos

 

Dicas para conservar

Depois da limpeza, deixe sempre os sapatos em uma temperatura ambiente e longe do sol, secadores de qualquer tipo devem ser evitados. Além da limpeza, a forma de guardá-los ajuda na conservação. Eles devem ser guardados em armários ou gaveteiros, longe do sol, calor e locais úmidos. Para as botas, a dica é colocar jornais amassados dentro do cano, mantendo eles em pé. Para os sapatos de couro, um pouco de cânfora pode ajudar com a umidade que deve ser evitada ao extremo.

Para mais dicas, confira este vídeo:

>