Como os Gatos Enxergam?

A visão dos gatos é muito aguçada para buscas noturnas e em alguns aspectos é similar à dos cachorros

Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades

Quando falamos de assuntos animais, existem algumas particularidades bem especiais entre raças diferentes. Por exemplo, falamos em outro artigo sobre como os cães enxergam e descobrimos que eles veem sim as cores, porém de uma forma diferenciada. Então você que leu o outro artigo deve ter pensado, “Mas e como enxergam os gatos? Eles enxergam da mesma forma que os cães?”. A resposta é basicamente a mesma para cães e gatos:

Sim. Os gatos enxergam em cores, mas com algumas particularidades bem diferenciadas.

A Visão dos Gatos

Assim como os cães, os gatos têm visão dicromática, porém a particularidade é que eles enxergam mais cores como o vermelho, tons de laranja, e alguns tons de cinza. Os gatos enxergam muito mais pela percepção do que pela distinção de cores em si, tanto que sabemos bem como eles são ágeis e de um reflexo impressionante. Isso acontece porque eles contam com um tipo diferenciado de células que proporcionam uma ótima visão noturna, nesse caso eles enxergam ,digamos, mais rápido, na verdade.

Como os Gatos Enxergam

A diferença na visão dos Gatos

É comum ver gatos brincando com televisão, monitores de computador, lanternas ou algo que reflita movimento. Mas da mesma forma que os cães, os gatos enxergam o mundo com mais brilho que nós, seres humanos. Nesse caso, uma tela de TV, por exemplo, torna-se atraente pois apresenta muitos movimentos, o que prende a atenção do felino. Eles possuem também uma membrana chamada “tapetumlucidum”, essa membrana reflete a luz na cavidade e reestimula a retina. Por esse fato, os olhos dos gatos brilham tanto à noite, pois tal membrana é responsável por estimular a distinção entre o preto e o branco quando o ambiente estiver escurecido.

Dados sobre a Visão dos Gatos

Usando termos mais técnicos, os gatos possuem cerca de 200 milhões de bastonetes, que são um tipo de célula responsável pela visão noturna. Para ter um pouco mais de noção sobre esse número, nós, seres humanos, temos cerca de 120 milhões de bastonetes, o que significa que enxergamos 80 milhões de vezes a menos que esses felinos. Por esse motivo os gatos são usados para orientar na caça noturna. Apesar deles não terem o faro tão aguçado quanto o do cão, ele é muito mais ágil na hora de buscar presas quando acertadas pelos seus caçadores.

Para mais informações, assista a este vídeo:

>