Menstruação

Saiba mais sobre esse destaque do corpo da mulher.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher

algo que pode causar diversas dúvidas, assim como também falta de entendimento, fazendo com que desta forma seja um assunto um tanto complicado não apenas para as jovens que ainda não passaram pelo processo da menstruação, mas também para as mulheres e até mesmo para os homens que ainda não conseguiram entender especificamente o que é realmente a menstruação. Sendo assim, vamos explicar de uma forma que possa ser considerada como simples, para que desta forma você realmente possa entender, e até mesmo explicar para outras pessoas, como por exemplo para o seu filho e até mesmo para a sua filha, caso estes já estejam em idade de seu conhecimento.

No entanto, antes de mais nada, é muito importante que o assunto seja tratado com bastante naturalidade, para que desta forma ninguém se sinta constrangido em falar sobre menstruação, ou até mesmo perguntar, sendo que infelizmente, muitos casos de meninas que acabam por engravidar ainda muito novas, ou até mesmo por rapazes que engravidam meninas novas, acontece pelo fato de falta de orientação.

O que é?

A menstruação nada mais é do que algo que acontece no corpo feminino de maneira fisiológica, ou seja, faz parte do organismo feminino, e acontece como qualquer outra necessidade. Sendo que esta acaba por representar o período fértil da mulher, sendo que este acontece no caso de não haver a fecundação, fazendo com que desta forma, seja possível notar a eliminação periódica que ocorre através da vagina, da mucosa uterina, e normalmente ocorre após o período de 14 dias após a sua ovulação.

Menstruação

Sendo assim, podemos dizer que a menstruação nada mais é do que o derramamento de sangue que ocorre através do endométrio, ou seja, o revestimento uteriano e deve sempre ocorrer de forma regular.

A menstruação tende a durar alguns dias, sendo que é considerado normal o período do sangramento vaginal de 3 a 5 dias corridos, no entanto, é possível verificar alguns casos em que este ocorra entre 2 a 7 e que pode ser considerado como perfeitamente normal.

A perda de sangue que ocorre no período da menstruação é de 35 ml, no entanto, algumas mulheres podem acabar por se sentir um pouco assustadas quando há o surgimento do que pode ser considerado como coágulos, visto que isto nada mais é do que pequenos descolamentos do endométrio e que pode ser considerado como perfeitamente normal.

Idade Certa

A idade que pode ser considerada como normal para ocorrer a primeira menstruação da mulher, seria entre 10 a 14 anos, sendo que há casos em que esta pode ocorrer antes, ou mais tardia, e é sempre indicado que quando esta ocorrer, a menina passe em uma consulta ao ginecologista, para que este possa sanar todas as suas dúvidas, assim como também lhe oferecer as orientações adequadas.

É muito importante lembrar que sim, a partir do momento que a menina tem a sua primeira menstruação, significa que ela já tem a capacidade de ovulação, ou seja, que já tem um período fértil, fazendo com que seja possível sim uma gravidez caso tenha relações sexuais sem a prevenção adequada.

>