Ciclo Menstrual: Como Funciona

Aprenda Como Funciona o Ciclo Menstrual de seu corpo.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher, Saúde

Toda mulher em idade fértil possui um ciclo menstrual. A idade fértil da mulher vai da menarca à menopausa, ou seja, desde a primeira menstruação até a parada total da mesma. A idade da menarca e da menopausa costuma variar muito de mulher para mulher (existem meninas que menstruam com nove anos e hoje em dia a menopausa vem sendo retardada com suplementos hormonais). Mas, em média, podemos dizer que a idade fértil da mulher vai dos seus doze aos seus cinquenta anos.

Durante esse tempo, a mulher passa por um ciclo que dura em média 28 dias (podendo variar de 25 a 32) e que é contado do primeiro dia da menstruação até a próxima menstruação. É um ciclo orquestrado pelos hormônios FSH e LH, além da presença do estrógeno e da progesterona e outros hormônios menores. É um sobe e desce da taxa desses hormônios que causam o amadurecimento do óvulo e sua preparação para ser fertilizado, a preparação do corpo para uma possível gravidez e, no caso do óvulo não ter sido fertilizado, a morte do óvulo e a dispensa do endométrio, que é formado ao longo do ciclo para cobrir a parede do útero e dar ao embrião tudo o que ele precisa.

Entenda com um pouco mais de detalhes como isso acontece e todas as fases do ciclo menstrual.

A Menstruação

O ciclo começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, quando o endométrio descama. Enquanto isso acontece, uma glândula localizada no cérebro e responsável pela produção de grande parte dos nossos hormônios, a hipófise, começa a secretar o FSH, ou Hormônio Folículo-Estimulante (Folicule Stimulant Hormone, em inglês, por isso a sigla). Os folículos que o FSH irão estimular o desenvolvimento, são pequenas bolsas de líquidos onde ficam os óvulos.

Ciclo menstrual

O crescimento desses folículos produzem o estrógeno, o hormônio sexual feminino, e quanto mais o folículo cresce, mas a taxa de estrógeno aumenta. O aumento do estrógeno estimula a formação do endométrio, novamente, no útero e quando sua taxa chega ao limite, a hipófise produz o LH, ou Hormônio Luteinizante, que provoca a ovulação, ou seja, o óvulo se rompe do folículo, que se transforma no corpo lúteo e começa a fabricar a progesterona.

A progesterona prepara o endométrio para receber o embrião e o corpo para a gravidez. O endométrio chega ao seu máximo, e, se o óvulo é fecundado, a placenta produz um hormônio que impede a descamação do endométrio. Esse hormônio não sendo produzido, como o corpo lúteo já parou de produzir estrógeno e progesterona, a taxa dos dois hormônios caem e o endométrio é descamado de novo, acontecendo uma nova menstruação.

O Período Fértil

O período em que a mulher está fértil é o momento da ovulação até quarenta e oito horas depois. Isso ocorre aproximadamente catorze dias antes do primeiro dia da menstruação. Para fazer a tabelinha para engravidar ou para evitar a gravidez, conta-se catorze dias depois da menstruação marca-se dois a três dias antes e depois desse dia como os dias mais prováveis de se estar fértil.

>