Ciclo Menstrual Irregular

Conheça mais sobre o desenvolvimento do ciclo menstrual.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher

O ciclo menstrual deveria funcionar como um relógio, mas hoje em dia é comum as mulheres terem irregularidades em seus ciclos. Isso pode sinalizar problemas sérios como cistos ou desequilíbrios hormonais, ou apenas ser um efeito colateral de pílulas de hormônio que tomamos ou mesmo ser um reflexo da nossa alimentação, com carnes de animais que cresceram mais cedo devido a uma grande infusão de hormônios.

ciclo menstrual

Sinais

Os ciclos menstruais se diferem de mulher para mulher, mas essas variações não são tão grandes quanto no caso do ciclo menstrual irregular. Menstruação que dure mais de oito dias, um ciclo maior do que trinta e cinco dias ou menor do que vinte e cinco e uma perda de sangue muito intensa, capaz de encher mais de três absorventes em um dia, representam um ciclo menstrual irregular.

Seu ciclo também pode estar irregular se, a cada mês, ele se comporta de forma muito diferente, durando dois dias em um mês, e cinco no outro, sendo intenso em um mês e escasso no outro e assim por diante.

Causas

A causa mais comum do ciclo menstrual irregular é um ovário policísticos, ou seja, a mulher tem mais de um cisto no ovário; mas ele também pode ser causado por obesidade; miomas no útero; endometriose; pólipos; disfunção da tireoide; stress e distúrbios emocionais; uso de DIU; dietas muito radicais; desnutrição; anorexia; bulimia e excesso de atividade física.

Existem também causas “benignas”, ou seja, que são normais e não apresentam gravidade. É o caso de menstruação irregular no começo da vida fértil, quando ainda se é pré-adolescente ou adolescente e o ciclo ainda está amadurecendo e estabelecendo um ritmo. O mesmo ocorre após a gravidez e no período de amamentação. Viagens longas com grandes alterações no fuso horário e no clima também podem causar irregularidade no fluxo.

ciclo

O uso de pílula do dia seguinte também pode causar irregularidade no fluxo. É muito comum que, após o uso dessa pílula, a mulher tenha um ciclo menstrual mais curto e com fluxo irregular devido à alta dosagem de hormônio que existe na pílula, quase a metade de uma cartela de pílulas anticoncepcionais normal. O uso “regular” de pílula do dia seguinte pode causar irregularidades ainda maiores e outros problemas causados por desequilíbrio hormonal, e esse tipo de uso não é recomendado.

Como Regularizar o Ciclo

O ideal é procurar um ginecologista e avaliar as causas do ciclo irregular, principalmente se ele for constante. O médico pode ter que tratar os problemas mencionados acima como disfunções na tireoide, miomas, obesidade, endometriose e outros. Também recomenda-se reposição de hormônios femininos em algum caso, em especial a progesterona. Caso o problema seja apenas um desequilíbrio hormonal, a pílula anticoncepcional é um dos tratamentos mais utilizados para reequilibra-los.

Mas, atenção, quando a irregularidade persistir por mais de dois meses, ou dois ciclos, causar dificuldades para engravidar, causar cólicas muito intensas e aparecerem depois dos vinte anos (quando o ciclo menstrual já está, com certeza, amadurecido), é preciso ir a um médico com urgência, pois a causa pode ser uma das mais graves mencionadas anteriormente.

>