5 Dicas Para Aliviar a Cólica Menstrual

Saiba Como Aliviar a Cólica Menstrual.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Mulher

A cólica menstrual é um problema que atormenta muitas mulheres durante ou logo antes a menstruação, acabando com a qualidade de seus dias nesse período. Embora ela possa variar de intensidade (algumas vezes sendo debilitante) de mulher para mulher, quem tem cólica costuma temer a chegada da menstruação por causa delas, pois a dor vai e volta virando um incômodo muito grande. É o sonho de todas essas mulheres, aprender como domar esse monstrinho.

Embora casos mais graves precisem de remédios, existem maneiras de aliviar ou até mesmo acabar com a cólica de forma natural e barata. Confira algumas dicas.

Exercícios

Exercícios liberam endorfinas que aumentam a sensação de bem estar, aliviam e previnem dores, relaxam os músculos que estão contraindo no seu útero e melhoram o humor. Para isso, é preciso se exercitar por aproximadamente trinta minutos. Faça caminhadas, alongamentos, dança ou uma boa aula de ioga.

Água Quente

Seja em uma bolsa ou em um bom banho, a água quente ajuda a aliviar as dores da cólica. A temperatura da água provoca a vasodilatação, trazendo relaxamento e alívio imediato. Você pode ficar de molho em uma banheira de água quente, deixar água quente do chuveiro cair nos locais que mais doem e incomodam ou mesmo colocar uma bolsa de água quente em cima do ventre, deitar e relaxar.

Cólicas menstruais

Acupressão

Sessões de massagem e acupuntura podem trazer alívio para a cólica menstrual. Mas, caso você esteja desesperada por um alívio da dor, podemos lhe ensinar dois pontos que são ótimo para aliviar a cólica. Especialistas confirmam que apertar esses pontos com pressão moderada aliviam consideravelmente a dor da cólica em setenta por cento dos casos.

O passo a passo é o seguinte: Encontre um dos pontos marcando, na lateral externa da perna, três dedos abaixo do joelho. Aperte esse ponto por trinta segundos ou faça movimentos circulares com o dedo no ponto vinte vezes seguindo o sentido horário. Depois passe para o próximo ponto que fica na parte interna da perna a quatro dedos acima do osso mais exposto do tornozelo. Siga as mesmas orientações do primeiro ponto.

Evite Algumas Comidas

Quando estiver com cólica, ou mesmo antes da época em que costuma dar cólica, evite alguns alimentos que pioram os espasmos e as dores causadas pela cólica. Esses alimentos são os que tem cafeína (café, refrigerante, chás e alguns chocolates) e os muito gordurosos, principalmente os com muita gordura “ruim”.

Prevenindo Cólicas

Existem formas de prevenir que a cólica venha com tudo na data marcada. Uma dessas formas é com a alimentação: Estando próxima a menstruação, evite os alimentos citados acima e coma os alimentos que ajudam a aliviar a cólica: Vegetais, peixes, laticínios e nozes. Faça uma dieta pensando na sua saúde, investindo em frutas frescas, vegetais, sucos leves e derivados do leite. Também fique longe das bebidas alcóolicas e dos diuréticos. Recomendamos usar suplementos vitamínicos com cálcio todos os dias para evitar que as cólicas sejam muito violentas na época da menstruação.

  • Ursula Fernandes disse:

    Já tomei varios remedios, já fiz varios exames e nenhum deles acusam coisa alguma, o que é bom, claro! Mas a cada dia que passa as dores aumentam.Chego a ter diarreia e vomitar por causa da intensidade da dor. O que posso fazer? Já não aguento mais!

  • >