Anticoncepcional Pode Engordar?

Saiba se realmente engorda ou se é apenas mito.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Mulher

As pílulas anticoncepcionais são o método contraceptivo mais popular e mais eficiente que existe. As populares pílulas também são muito populares para regular hormônios, combater a TPM, melhorar a pele e muito mais. Infelizmente, porém, muitas mulheres preferem não usar os contraceptivos por medo de seus efeitos colaterais. O mais temido deles? Engordar.

É verdade que, por se basear em hormônios, principalmente o estrógeno e a progesterona (varia de marca para marca), o anticoncepcional pode causar efeitos colaterais, e o ganho de peso já foi um deles. Porém, hoje em dia, existem tantas marcas de pílulas anticoncepcionais no mercado, que você consegue encontrar um que se adapte bem ao seu organismo e não produza efeitos colaterais perceptíveis ou que incomodam.

Origem do Mito

O mito do ganho de peso através dos anticoncepcionais vem do fato de que alguns deles causam retenção de líquido. Por isso também, a pílula também já foi muito associada à celulite e inchaços na perna que causam dor. A grande maioria dos anticoncepcionais que causam uma retenção de líquido muito grande, porém, já saíram do mercado ou tiveram suas fórmulas reavaliadas para eliminarem esse efeito colateral (exatamente porque as mulheres acabavam deixando de tomar essas pílulas).

Anticoncepcional engorda?

A retenção de líquidos através dos anticoncepcionais ainda pode acontecer devido à propensão genética de algumas mulheres e como elas reagem à grandes taxas de determinados hormônios. Mas, isso é facilmente solucionado trocando de anticoncepcionais. Uma pílula baseada em altas taxas de progesterona lhe causam inchaço? É só trocar por uma baseada em estrógeno, ou em taxas menores dos dois hormônios, ou ainda uma combinação totalmente diferente. As possibilidades são grandes.

O ideal é consultar um ginecologista antes de tomar a pílula. O médico irá lhe fazer perguntas e, dependendo de como seu corpo se comporta em determinadas fases do seu ciclo menstrual, ele pode até ter uma boa noção de qual o melhor tipo de anticoncepcional para você. Depois, é só continuar consultando o médico quando os efeitos colaterais aparecerem e ir trocando de marca até achar uma do seu gosto.

Exageros

Em defesa até mesmo das pílulas anticoncepcionais que causavam retenção de líquido, a maioria não causava um aumento de peso tão significante. Mas, infelizmente, o fato de que elas causavam esse aumento colocaram as pílulas anticoncepcionais como boas desculpas para quem não consegue emagrecer. Muitas mulheres sofrem de excesso de peso e estão sempre brigando com a balança devido a uma intrincada rede de cobrança social por um corpo mais magro acompanhado de uma vida sedentária e estressante que faz o emagrecimento saudável e natural ser muito difícil. São tantos os fatores externos que influenciam o aumento de peso que nós estamos sempre procurando um culpado, e a pílula foi, por muito tempo, um ótimo alvo para essa transferência de responsabilidade.

Hoje em dia, não há mais espaço para isso. Algumas pílulas até ajudam algumas mulheres a emagrecer, pois controlam os hormônios que causam ansiedade e compulsão por doces ou até mesmo combatem a retenção de líquido.

>