Como Calcular o Período Fértil

Conheça o seu período fertil.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher, Saúde

O período fértil de uma mulher é a fase do ciclo menstrual em que ela está ovulando, ou seja, seu óvulo amadureceu e saiu dos ovários para ser fertilizado por um sêmen. O ciclo de fertilidade da mulher é um ciclo complexo que toda mulher deve conhecer, e é normalmente chamado de ciclo menstrual. É um ciclo orquestrado por uma gama de hormônios, dentre os quais os principais são o estrógeno, o LH, o FSH e a progesterona. As mulheres são férteis desde a menarca, a primeira menstruação, até a menopausa, quando a mulher para de menstruar e de ovular. E da menarca até a menopausa ela passa pelo ciclo menstrual todo mês (aproximadamente), seu período fértil acontecendo na segunda metade do ciclo, aproximadamente quinze dias antes da próxima menstruação.

Entendendo o Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual tem seu início no primeiro dia de menstruação, quando a grossa camada de endométrio que estava sendo formada no útero se destrói e “vaza”, e termina no primeiro dia da próxima menstruação. O ciclo dura em média 28 dias, mas são considerados “normais” e “regulares”, ciclos de 25 dias a 32 dias, mais do que esses períodos são consideradas menstruações irregulares que podem estar sinalizando algum problema. Os períodos de sangramento são entre três a cinco dias.

Na primeira metade do ciclo, um dos folículos que a mulher tem nos ovários é estimulado pelo FSH a crescer, o folículo ao crescer começa a produzir o estrógeno que irá inibir o FSH e o LH, com isso, esse folículo vai aumentando de tamanho ao mesmo tempo que o endométrio, que cobre a parede do útero, vai aumentando de espessura para receber um provável óvulo fecundado.

Período Fértil

No meio do ciclo, aproximadamente, a hipófise, glândula do cérebro que produz hormônios, volta a produzir o FSH e o LH que irão estimular o rompimento do folículo, liberando assim o óvulo. Começa, a ovulação. O óvulo passa à trompa de falópio até chegar o útero, esse óvulo pode ser fecundado no período de vinte e quatro a trinta e seis horas após a ovulação (isso depende muito de mulher para mulher).

A ovulação faz a taxa de estrógeno cair e o folículo rompido vira o corpo amarelo, que secreta estrógeno e progesterona, fazendo o endométrio ficar ainda mais espesso e rico em vasos sanguíneos e outras secreções que irão alimentar o embrião. O óvulo tendo sido fecundado, a placenta que envolve o embrião produz o hormônio HCG que impede a ovulação e a descamação do endométrio, não ocorrendo a fertilização, o corpo amarelo regride, diminuindo a taxa de progesterona e estrógeno, provocando a descamação do endométrio, ou a menstruação.

Como Calcular o Período Fértil

Para fazer a famosa tabelinha, seja para evitar ou planejar a gravidez, você deve estar atenta ao seu ciclo. Anote o primeiro dia da menstruação e conte catorze dias a partir dele e marque na agenda. Os cinco dias anteriores a esse dia e os dois dias após esse dia são os de mais alto risco de gravidez, ou seja, o espaço de tempo em que você provavelmente estará fértil.

>