Como Identificar Se Estou Grávida

Conheça os sinais que te mostram se está grávida.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher

Existem mulheres que possuem tal sintonia com seus corpos que conseguem perceber que estão grávidas no primeiro mês. Infelizmente, elas não são maioria, principalmente em uma sociedade como a nossa, em que estamos sempre correndo, focados no mental e perdendo a sintonia com nosso corpo. Para aquelas sem esse “sexto sentido”, estar bem informada é uma boa forma de perceber se você está grávida ou não.

Obviamente que, assim que suas suspeitas aumentarem, você deve fazer um teste de gravidez.  Hoje em dia existem vários testes de farmácia com preços acessíveis e fáceis de fazer (basta fazer xixi na ponta do teste, onde for indicado e esperar o resultado). Esses testes identificam hormônios que só aparecem na gravidez e são muito acurados. Caso o teste dê positivo, procure um médico e comece os exames de prevenção.

Mas, quando devemos fazer o teste? Quais sinais devemos estar atentas, quais sinais nos indicam a grande possibilidade de estarmos grávidas? Confira os mais importantes a seguir.

Principais Sintomas de Gravidez

O primeiro, e mais óbvio, é o atraso no seu ciclo menstrual. Caso a sua menstruação seja regular, mas esteja atrasada, as chances de uma gravidez são grandes. Claro, nem todo atraso quer dizer que você tem um embrião crescendo no seu útero. Uma grande quantidade de mulheres hoje em dia possui um ciclo irregular (principalmente devido aos alimentos cheios de hormônios que comemos ultimamente e o estresse frequente), e algumas vezes, questões psicológicas ou mesmo doenças podem causar um atraso no ciclo menstrual.

Como saber se estou grávida?

Um outro sintoma que confunde muitas mulheres, mas que ocorre muito (e que influencia no sintoma da menstruação) são sangramentos irregulares. Você pode sangrar aos poucos, como se estivesse no início da menstruação, aproximadamente oito dias depois da fecundação. Esse sangramento também pode vir acompanhado de cólica. Isso confunde muita mulher, fazendo-a achar que menstruou, mas pouco, quando na verdade, pode estar grávida.

Outro sinal que pode indicar gravidez é uma mudança no bico dos seios. Eles podem ficar mais escuros ou com veias aparentes. Esse escurecimento é causado por alguns hormônios estarem em maior quantidade no seu corpo, o que quer dizer que um alto desequilíbrio hormonal pode causar isso. Outros sintomas relacionados aos seios são os inchaços e dores nos mesmos.

Os seios das grávidas vão ficando mais sensíveis ao longo da gestação. No início da gravidez, o inchaço e dor nos seios pode ser facilmente confundido com o que naturalmente ocorre na TPM. Veias aparentes nos seios, mãos e pés também podem ser sinal de gravidez, mas também pode querer dizer que você está com muito calor.

Sintomas Comuns

Muitas mulheres também ficam mais cansadas e sonolentas quando ficam grávidas. Observe se anda dormindo em situações que nunca a levavam a dormir anteriormente (por exemplo, você nunca conseguiu dormir com a televisão ligada, mas agora anda perdendo metade do filme porque dorme sem perceber) ou se você passa o dia bocejando e sonolenta. Isso é causado pelo excesso de progesterona no corpo, que deixa a mulher exausta.

>