Como Tirar Visto Americano

Obter o visto dos EUA está mais fácil mas ainda são várias etapas a cumprir. Confira passo-a-passo os procedimentos necessários para obtenção do documento.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

Com a política amigável aos brasileiros de Barack Obama, conseguir um visto para os Estados Unidos está cada vez mais fácil. Em 2012, já foram emitidos mais de 1 milhão de vistos para os brasileiros. Novos postos de atendimento foram abertos para agilizar o processo que antes demorava meses, a redução no tempo de emissão dos vistos chega a 80%. O passo-a-passo para quem quer saber como tirar o visto americano não tem complicações, veja a seguir.

como tirar visto americano

Como tirar o visto americano

 

O primeiro passo é preencher o formulário eletrônico DS-160 no site. Ele deve ser preenchido corretamente com informações atualizadas e em inglês. Erros no preenchimento podem levar o processo a voltar do zero. No preenchimento será solicitado uma foto.

 

Alguns tipos de visto pedem o preenchimento de um formulário adicional como os de comerciante (E1), investidor (E2), ou de noivo (a). O preenchimento incorreto do DS-160 poderá ocasionar na não emissão do código de barras para pagamento da taxa e confirmação. Ao preencher, selecione corretamente o Posto Consular o qual planeja fazer sua entrevista. Se agendar a entrevista em um consulado diferente do colocado no formulário, será necessário refazer.

 

Quanto custa tirar visto para os EUA

 

Finalizado o procedimento de preencher o cadastro eletrônico, é preciso pagar a taxa de solicitação de visto (MRV). Para vistos de visitantes (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD) o valor é de USD$ 160,00. Para os vistos da categoria H, L, O, P, Q, R o valor é USD$ 190,00. Visto de Comerciante (E-1), Investidor (E-2) e Trabalhador Australiano (E-3) USD$ 270,00. Visto de Noivo (a) (K) USD$ 240,00.

O pagamento pode ser feito por boleto bancário, cartão de crédito pelo site do agendamento, telefone, ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank. Esta é a única taxa, não há mais cobrança pelo agendamento ou envio do passaporte.

como tirar visto eua

Documentos necessários para tirar visto americano

 

O próximo passo é conseguir o visto consulado. Para isso, é preciso fazer o agendamento após o pagamento da taxa. Por telefone, é preciso marcar um agendamento nos postos do CASV e no consulado, informando número do passaporte código de barras do DS-160 e recibo de pagamento da taxa MRV.

 

Antes da entrevista no consulado, é preciso comparecer ao centro de atendimento (CASV) que faz a coleta dos dados biométricos (impressão digital e foto), os documentos necessários, que são passaporte válido, página da confirmação do formulário DS-160, comprovante de pagamento da taxa. O dia do comparecimento no CASV e no consulado são diferentes, não podendo ser feitos no mesmo dia.

 

Menores de 15 anos e maiores de 66 anos estão isentas de comparecer ao CASV. Um representante ou eles próprios devem levar no centro de atendimento uma foto 5×7 e página da confirmação do formulário DS-160. O tempo de atendimento e agendamento varia de acordo com o local (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília).

 

Entrevista para visto americano

A entrevista para o visto é feita na embaixada ou em um dos consulados Americanos. No dia, deve apresentar o passaporte válido, página da confirmação do formulário DS-160 com código de barras.

Menores de 16 anos ou com mais de 65 anos estão dispensados da entrevista, apenas serão convocados se a embaixada ou consulado julgar necessário. Caso seja aprovado (hoje o índice de aprovação é de 96%), o passaporte com o visto pode ser entregue na sua residência, ou local escolhido. Dúvidas e informações podem ser encontradas no site.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

>