TPM: Como Aliviar os Sintomas

Os sintomas da TPM podem atrapalhar a vida de muitas mulheres, mas algumas atitudes melhoram e muito o bem-estar feminino nessa época.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Mulher

A TPM é um dos assuntos mais discutidos pelas mulheres nos blogs e fóruns da internet, e infelizmente na maioria das vezes não é por bons motivos. A maioria das mulheres sofre com os sintomas da TPM, que atrapalham a sua vida todo mês e muitas vezes acabam atingindo pessoas ao redor.  Mas a boa notícia é que há formas e métodos para que se possa minimizar todos os sintomas da TPM, fazendo com que as meninas e mulheres possam olhar para esse período de forma mais leve, com muito mais confiança e orgulho.

tpm

Principais sintomas

A maioria das mulheres sabe de cor todos os sintomas que estarão aqui listados, mas muitas delas não sofrem alguns deles. Falaremos apenas dos sintomas para deixar claro o que faz parte da TPM, para que a mulher saiba o porquê de estar passando por aquilo. Muitas vezes alguns sintomas não são relacionados á TPM, e causa um pouco de confusão na cabeça feminina, que já fica confusa o bastante nessa fase. E devemos também lembrar que esses sintomas estão ligados á oscilação normal característica dessa fase, não existindo a princípio qualquer problema fisiológico com a mulher.

Os sintomas emocionais mais comuns ocasionados pelos hormônios são a ansiedade em excesso (mais do que o comum para cada mulher), irritação e raiva incomuns, e aquela tristeza que não se sabe de onde vem, gerando choros e crises de isolamento. Muitas mulheres acabam também com o aumento ou diminuição da libido, que pode ocasionar desarmonia na relação a dois. Quanto aos sintomas puramente físicos, podemos destacar a retenção de líquidos, dores abdominais e as famosas cólicas, cansaço, dores de cabeça, dores pelo corpo e variação no apetite.

Alimentação

mulher estressada

É recomendado nessa fase comer bastantes verduras, para que o seu corpo consiga uma quantidade boa de vitamina B6, que alivia a irritabilidade e as dores de cabeça. O magnésio e o potássio também são importantes para a mulher, para aliviar dores de cabeça e câimbras. Ingerir alimentos com fibras também pode ajudar na regulação das funções básicas do nosso corpo. Além disso, a soja e da linhaça, são alimentos que podem ser adicionados á sua dieta para colaborar com a regulação dos hormônios femininos, que estão tão perturbados nesse momento.

Ainda nos itens a serem adicionados à rotina, não podemos esquecer de mencionar a água, que deve ter o seu consumo aumentado nessa época, principalmente pela retenção de líquidos. Para a fase menstrual, é desejável que a mulher faça pequenas refeições ao invés de três grandes e principais, para manter o corpo sempre ativo e regular melhor a digestão absorção dos nutrientes pelo corpo.

Dentre os alimentos não muito recomendados nessa época, temos o sal, que piora e muito a retenção de líquidos. A cafeína e o chocolate podem aumentar os sintomas de irritabilidade da mulher, e por isso devem ser consumidos com cautela nessa fase. Os refrigerantes, que não são recomendados para nenhuma mulher em qualquer fase, são também vilões da TPM.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são muito importantes e melhoram bastante a irritabilidade e a tensão da mulher, aumentando ainda a autoestima e a confiança, que são muitas vezes prejudicadas pelos sintomas da TPM. Não é preciso exagerar nos exercícios, e caminhadas e ginástica já são suficientes para que a mulher aumente bastante o seu bem-estar. Se for possível manter uma rotina de exercícios melhor ainda, para que a qualidade de vida da mulher seja cada dia menos prejudicada por qualquer alteração do seu corpo.

Mudança de atitude

A TPM também requer algumas mudanças básicas na atitude feminina, e isso pode ser aprendido desde a adolescência. Deve-se observar o próprio corpo e identificar a chegada da TPM, sabendo exatamente quais são os malefícios que ela traz para o dia a dia. Dessa forma, a mulher fica mais consciente do que está acontecendo consigo, e pode dessa forma reduzir o pessimismo relativo e a irritação, principalmente evitando de descontar isso nos outros. Se arrumar mais, colocar roupas mais coloridas e alegres também ajuda, além de buscar a companhia daqueles que te entendem e conhecem melhor, que dessa forma podem ajudar a superar qualquer fase ruim.

mulher em tpm

O uso da pílula

O uso da pílula deve ajudar em muitos sintomas relacionados à TPM. Mas ela deve ser recomendada pelo médico unicamente, que irá verificar se o uso desse recurso é o ideal para cada caso. A pílula anticoncepcional consiste em uma dose muito grande de hormônios, e pode ser um impacto muito grande para o organismo da mulher, principalmente na fase da adolescência. O uso da pílula deve ser pensado e analisado corretamente, para que haja benefícios no seu uso, e não prejuízos.

>