Bem Casado

Bem casado é um doce muito utilizado como lembrancinha em casamentos

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Culinária

Você sabe o que é bem casado? Eles são uma espécie de doces finos distribuídos em casamentos sendo muito saborosos. A tradição dos bem casados como doces para casamento teve origem na Europa entre os séculos XVII e XX onde eram distribuídos como lembrancinhas e uma forma de representar a união do casal. Os primeiros eram bem diferentes dos distribuídos hoje, mas o significado é o mesmo. Segundo a lenda, o bem casado representa as duas partes unidas pelo matrimônio onde cada parte do doce representa um dos noivos e o doce que une, representa a cumplicidade e respeito mútuo. Segundo a tradição, eles são distribuídos nos casamentos para que todos aqueles que comam do doce, recebam um pouco da mesma sorte e felicidades dos noivos. Bem casados Como a moda sempre acaba por adaptar tudo, outras formas de bem casados foram criadas para algumas diversas ocasiões como os Bem Nascidos, distribuídos em batismo ou visitas de maternidade, e os Bem Formados para formaturas. Ainda existem os bem jovens, para debutantes entre outras tantas e interessantes variações. Apesar do nome e a embalagem serem diferentes, as receitas dos doces são as mesmas. Então se você não sabe como fazer, vamos ensinar uma maneira bem fácil de como fazer bem casado.

Receita de bem casado

A receita básica da massa é sempre a mesma, o recheio pode variar de acordo com o gosto dos noivos. O mais tradicional é o bem casado com recheio de doce de leite.

Veja a receita:

Bolo bem casado

Se você se delicia com pequenos bem casados, já imaginou um bolo inteiro? Pois pode separar os ingredientes e começar a preparar esse delicioso bolo de bem casado para você e seus convidados.

Ingredientes:

  • 8 ovos
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Recheio
  • 3 xícaras de doce de leite
  • Calda
  • 1 xícara de água quente
  • 3 xícaras de açúcar
  • Decorar
  • Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Massa

Bater 8 claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açúcar até ficar branco. Acrescentar a essência de baunilha. Por, aos poucos, a farinha de trigo e o fermento. Adicionar as claras em neve delicadamente. Untar uma forma e enfarinhar. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que a massa esteja dourada. Deixar esfriar Cortar o bolo ao meio e rechear com o doce de leite.

Cobertura

Colocar o açúcar e a água para ferver. Cobrir o bolo com a calda e depois polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Embalagens personalizadas

Além de serem disputados em casamentos por serem deliciosos, os bem casados chamam a atenção também pelas suas embalagens. As caixinhas tradicionais com lacinho na ponta ainda estão em alta mas tudo hoje é mais interessante quando é diferente. Pensando exatamente dessa forma, alguns noivos apostam em embalagens engraçadas ou diferentes para os bem casados da festa, o que torna o doce ainda mais disputado. Em alguns casos, a embalagem é tão bem criada que é quase que irresistível deixar de comer o doce para guardá-la Confira algumas imagens dessas embalagens inusitadas para bem-casados:

>