Carnaval

Carnaval é a festa mais típica brasileira e cada lugar festeja a seu modo

Artigo publicado por Maria nas categorias: Turismo, Variedades

O carnaval é uma das nossas maiores festas. O Brasil recebe por ano milhares de foliões vindos de todas as partes do mundo para brincar os 4 dias mais agitados do nosso país. De norte a sul, existem festas dos mais variados estilos e algumas delas são destinos mais procurados durante essa época.

Para quem gosta de carnaval de rua, correr atrás do trio ou um carnaval mais tradicional, pode escolher várias opções. Os mais procurados são Recife/ Olinda, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e, consequentemente, os que mais atraem a atenção da mídia, tendo transmissões durante todos os dias das festas.

A Terra do Carnaval

Em Salvador, o expoente máximo do carnaval baiano, imensos trios elétricos invadem as avenidas na Barra, Ondina e Campo Grande durante os quatro dias de festa e carregam milhões de foliões micareteiros pelas ruas pulando atrás de grandes nomes do axé como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Claudia Leitte.

Carnaval no Brasil

Existem ainda as bandas que puxam blocos sem a corda que separa os foliões com abadá do bloco da famosa “pipoca”, a massa de foliões que pula o carnaval sem abadá. Desde 2011, esse carnaval para o povo foi revitalizado na capital baiana que colocou mais trios elétricos sem corda para quem quiser curtir o carnaval e não pode pagar o valor cobrado pelos abadás.

Circuito Rio / São Paulo

Já no eixo Rio / São Paulo, o carnaval é mais voltado para as famosas e ricas escolas de samba. Com um desfile organizado no sambódromo de cada cidade, milhares de pessoas vão assistir à riqueza de brilhos e cores que trazem as escolas com seus samba de enredo que todos os anos levam histórias sobre a cultura nacional e mundial para a avenida.

Quem não quiser participar deste tipo de festa de carnaval, pode ainda curtir os blocos tradicionais nas ruas dessas duas cidades, que durante o feriadão são facilmente encontrados perambulando pelos bairros com muitos foliões seguindo-os.

Em Minas Gerais: A Tradição

Já o carnaval de Ouro Preto é bastante diferenciado, um carnaval estritamente cultural, cheio de tradições e contextos históricos, mas que nos últimos anos vem crescendo absurdamente e levando foliões de toda parte do Brasil para a cidade mineira.

Se você ainda não escolheu seu destino para o carnaval de 2013, vale a pena conferir um desses destinos. Ano que vem, a maior festa carnavalesca do mundo acontece entre os dias 08 e 12 de fevereiro de 2013.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

>