Dicas para Viajar Sozinho

Viajar sozinho pode ser uma boa opção para quem deseja curtir o destino escolhido mas precisa de ainda mais planejamento.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Turismo, Variedades

Viajar sozinho não deve ser encarado como uma opção alternativa para quem não consegue companhia. Muitos optam por viagens solitárias pois elas proporcionam uma aventura intensa, em que você precisa realmente estar atento ao local e muitas vezes acaba conhecendo pessoas novas. Fora a oportunidade de conhecer a si mesmo. Confira algumas dicas para viajar sozinho que podem ajudá-lo na hora de encarar este desafio. Algumas agências de turismo já contam com pacotes para os mochileiros, mas muitas vezes fazer as coisas por fora sai mais barato.

Principais dicas para sua Viagem

Qualquer viagem, seja acompanhado ou solteiro, requer um bom planejamento. Isso pode garantir o sucesso ou fracasso do passeio. Veja  destinos com os quais se identifica, como são as cidades e principalmente quais são seus recursos financeiros e de quanto precisará incluindo passagens, comida e hospedagem.

Dicas para viajar sozinho

Hotéis costumam sair mais caro que pousadas e os chamados hostel (pensões ou abrigos), hospedagens mais baratas que oferecem conforto e um bom lugar para dormir. Seja qual for a opção, é bom verificar se ficam localizados próximos de estabelecimentos e centros comerciais. Caso esteja economizando dinheiro faça um planejamento financeiro, busque locais baratos que podem oferecer os mesmos serviços que locais com custo mais elevado.

Como economizar viajando sozinho

Para quem quer economizar, o ideal é fazer viagens fora da alta temporada, quando os preços chegam a subir 50%. A alta temporada, além de ser mais cara, costuma ter seus locais de hospedagem mais disputados e com poucas vagas.   Verifique se no local para o qual irá, a possibilidade de se locomover por transporte público, taxis, de moto ou alugar um veiculo. Isso conta na hora de fazer um orçamento.

Algumas passagens aéreas promocionais podem ser encontradas fora de temporada.   Quando estamos em locais desconhecidos e ainda mais sozinhos, todo cuidado é pouco. Fique atento com os objetos pessoais, e não confie nas amizades logo de cara.

Tudo deve ser feito com precaução. Não se esqueça de se informar bem sobre a cidade antes e anotar telefones de emergência local.

Viagem pela Europa

As dicas para viajar sozinho pela Europa ou pelo Brasil são as mesmas. Uma viagem para o exterior não pede que você seja fluente, um básico da língua já pode fazer maravilhas além de fazer com que você conheça novas expressões.

Os principais destinos no Brasil são Rio de Janeiro (RJ), Maresias (SP), Florianópolis (SC), Guarapari (ES), Arraial D’Ajuda (BA). Fora do Brasil, locais como South Beach (EUA), Negril (Jamaica), Rodes (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Salamanca (Espanha), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra) são os preferidos para quem procura uma aventura sozinho.

Confira estas dicas bacanas do Jornal do Povo:

Dicas Extras

  • Instale o Google Maps no celular. Caso não tenha internet, procure um Starbucks ou outra loja que possua wi-fi;
  • Compre um chip de celular do país de destino. Nos Estados Unidos um chip da T-Mobile custa cerca de R$10,00 dólares e existem planos de internet e ligações ilimitadas por R$3,00 por dia!
  • Leve um GPS de mão extra;
  • Carrege pilhas e baterias a mais para seus aparelhos eletrônicos;
  • Guarde seu dinheiro em lugares diferentes: na bolsa escondida, na meia, em cada bolso, na mochila, etc;
  • Leve um livro de tradução do seu idioma para o idioma do país de destino caso não fale fluente;
  • Evite comidas muito temperadas ou apimentadas;
  • Faça uma pasta com todos os seus documentos, itinerários de passagens, reservas de hotel ou hostel, endereços de conhecidos no país e telefone, passaporte, identidade, e o que mais for necessário;

Lembre-se: organização e preparação são o segredo para uma viagem de sucesso!

Boa viagem!

>