Dicas para Sair da Casa dos Pais

Veja como sair da casa dos pais para morar sozinho

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas

Jovens adultos das últimas gerações sentem uma grande dificuldade de sair da casa dos pais. Esse fenômeno esconde muitos problemas sociais e econômicos que enfrentamos hoje em dia, além do educacional.Nos dias de hoje é absurdamente mais caro manter uma casa do que no tempo das gerações anteriores. Os gastos mais básicos que se tem com transporte, alimentação e aluguel são bastante altos.

Além disso, no nível psicológico, os jovens foram criados em bolhas por pais superprotetores e cheios de teorias de psicologia para as massas que os fazem temerosos de deixarem os filhos se virarem sozinhos, ou de deixá-los enfrentar desafios e agressões do meio externo, e por isso, não sabem lidar bem com responsabilidades.

Mesmo com todos esses empecilhos econômicos, psicológicos e sociais, muitos jovens querem sim fazer vida própria, ter as próprias regras, comandar sua vida e seu espaço, mesmo que isso signifique despesas e responsabilidades. Mas, eles não sabem por onde começar.

Construa Sua Base e Pesquise

Esqueça as pressões sociais e faça esse processo devagar e com bastante segurança para evitar as idas e vindas. Faça algumas pesquisas e já comece dando alguns passinhos para a liberdade dentro do ninho. Você pode começar assumindo mais as responsabilidades dentro de casa e, claro, ter algum nível de independência financeira. Caso você não tenha um emprego, batalhe por um que lhe dê algum nível de segurança financeira.

Como sair da casa dos pais

Comece aprendendo a cozinhar e a cuidar das suas próprias coisas. Aprender a cozinhas diminui seus gastos quando você for morar sozinho, e cuidar das suas coisas já é um treinamento para uma vida por conta própria. Arrume o próprio quarto, lave e passe suas roupas, peça ajuda e dicas dos seus pais. Comece juntando dinheiro para o dia da mudança, mesmo que você não saiba quando isso vai ocorrer.

Orçamento Para Morar Sozinho

Depois, pesquise. Faça um orçamento. Pergunte aos seus amigos que moram sozinhos, ou faça pesquisa de preços na internet e no supermercado. Veja quanto você gastaria com aluguel, alimentação, transporte, limpeza da casa, roupas. Veja se seu salário dá pra sustentar tudo isso. Se a resposta for não, procure soluções mais baratas (dividir apartamento com alguém) ou melhoria no salário. Junte um dinheiro para fazer a mudança e conte com uma rede de suporte incluindo familiares e amigos.

Vídeo

Confira esta reportagem sobre como sair da casa dos pais:

>