Primeiro Namoro De Um Filho: Como os Pais Devem Proceder

Como lidar com o primeiro namoro.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas

A adolescência é uma fase que é marcada pela descoberta de diversos sentimentos, entre ele o amor e a partir daí é que vem o primeiro (a) namorado ou namorada e começa a dor de cabeça de muitos pais, quando percebem que aquela criança que foi cuidada com tanto amor e carinho está descobrindo novos sentimentos.

Troca de fraldas, levar a criança na escola, no médico, para passear, acompanhar todo o seu desenvolvimento é a rotina de muitos pais e mães, mas o que a grande maioria não percebe é que esta criança cresce e com este crescimento aparece outros interesses, até que um belo dia, o seu filho (a) aparece com a grande notícia:

-Mãe, pai, to namorando!

Quando os pais ouvem esta simples frase, a principal reação é de susto, pois para os pais os filhos são sempre os eternos bebês e quase sempre nunca esperam este tipo de notícia, somente depois de quase adultos.
Mas o grande problema é que o namoro está começando cada vez mais cedo, em média a vida amorosa começa por volta dos onze anos, o que requer um cuidado maior por parte dos pais.

Primeiro namoro do filho

Dicas Para A Situação

Abaixo algumas dicas para enfrentar esta nova situação:

  • Quando perceber que o seu filho está muito desatento às obrigações escolares, faça com que seu filho perceba que o maior objetivo na vida dele no momento é ir bem nos estudos, estabelecendo regras para o estudo.
  • Independente da idade do começo do namoro, os pais devem estar atentos ao rumo desta relação, ou seja, se está prejudicando o filho em algum aspecto.
  • Faça que o seu filho conte o relacionamento para os dois, caso ele conte para somente um deles, elabore uma estratégia para que o seu filho conte para o outro pai e se possível fale de uma maneira sutil para o pai, até que seu filho conte.
  • Continue com a mesma obrigação de antes, ou seja, os filhos devem continuar com a rotina, portanto o namoro deve ter o seu momento.
  • Procure ter uma boa convivência com o namorado (a) de seu filho (a), procurando sempre orientar sobre todos os aspectos deste tipo de relação, inclusive DST’s e métodos contraceptivos.
>