Como Afinar um Violão

Afinar seu violão pode ser mais fácil se você tiver bom ouvido

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Variedades

Tocar um instrumento requer alguns conhecimentos importantes. A afinação é um desses conhecimentos necessários. Claro que você pode saber tocar e não saber como afinar um violão, é um pouco impróprio de acontecer, porém não é errado. Se você toca violão, afiná-lo requer prática com sons, paciência e cuidado. Existem softwares hoje em dia que fazem essa função automaticamente enquanto você toca cada nota individual, porém, alguns músicos profissionais, ou não, ainda preferem a forma tradicional de afinamento.

Se você está entre esses que prefere afinar seu violão tradicionalmente, confira nosso tutorial para afinar instrumentos, é bem simples e rápido!

Antes de começar a afinação, busque algum som representativo para cada nota. Se você não tem bom ouvido para identificar as notas comumente, pode baixar algum programinha gratuito para tal função ou então buscar em sites como o Youtube que você encontrará facilmente.

Como afinar o violão

Tutorial Rápido Para afinar Violão

  1. Com os sons prontos, comece pela nota mais grave do seu violão. Indo dessa forma, significa que você afinará seu violão da primeira até a última corda de cima para baixo.
  2. É importante lembrar duas coisas:  Não altere a ordem pois não obterá uma afinação correta e caso se atrapalhe ou erre, recomece independentemente de em qual corda esteja.
  3. A ordem das cordas do seu violão de acordo com a afinação é: Mi, LÁ, RÉ, SOL, SI, MI e você vai afiná-las da seguinte forma:
  4. Afine a primeira corda (MI) reproduzindo um som semelhante e ajustando a corda até chegar ao desejado.
  5. Com a corda MI afinada, segure-a na 5ª casa e ajuste a segunda corda (LA) até esta atingir o mesmo som da primeira (MI).
  6. Com a corda LA afinada, segure-a na 5ª casa e ajuste a terceira corda (RE) até esta atingir o mesmo som da segunda corda (LA)
  7. Com a corda RE afinada, segure-a na 5ª casa e ajuste a quarta corda (SOL) até esta atingir o mesmo som da terceira corda (RE)
  8. Com a corda SOL afinada, segure-a na 4ª casa e ajuste a quinta corda (SI) até esta atingir o mesmo som da quarta corda (SOL)
  9. Com a corda SI afinada, segure-a na 5ª casa e ajuste a sexta corda (MI) até esta atingir o mesmo som da quinta corda (SI).

Para mais informações, assista a este vídeo:

>