Como Curar Ressaca

Aprenda dicas rápidas para amenizar a indesejada ressaca

Artigo publicado por Maria nas categorias: Variedades

Para quem  exagerou em algumas doses a mais de qualquer bebida, seja numa festa, num happy hour ou em um barzinho qualquer, é certo que as desconfortáveis sensações de náuseas, tontura, boca seca e forte cefaleia serão perceptíveis. Todas estas são os sintomas mais comuns da famosa ressaca.

Não há jeito para evitá-la no exagero do álcool, pois o corpo estranha a grande quantidade da toxina etanal (acetaldeído), um dos compostos do álcool, que está no organismo. Por isso, quando se passa dos limites, temos essas sensações ruins, seu corpo quer expelir aquela toxina que está lhe fazendo mal. E já que não tem jeito, afinal o que pode ser feito para amenizar a indesejável ressaca?

Café Ajuda?

A primeira coisa que todos pensam, após a bebedeira, é em tomar um cafezinho. Há que diga que é mito, mas é verdade. Segundo especialistas, o principal composto do café, a cafeína, ao reagir com os compostos das bebidas alcoólicas faz com que você sinta menos tontura e dores de cabeça. Mas há um detalhe: só funciona no dia seguinte, pois  a cafeína pode deixar uma pessoa em estado de alerta e fazer com que ela fique mais agitada do que provavelmente já está. Outras bebidas, cujo um dos compostos é a cafeína também são indicados, entre eles chá-mate e Coca-cola.

Como curar ressaca

Água de Coco ou Soro Caseiro

Outra opção, além da reação natural do seu corpo que pedirá água devido à desidratação, será tomar água de coco ou soro caseiro. A primeira opção é eficaz pela ação energética que possui, pois não é pesada, é doce, possui a glicose que o corpo necessita. Já o soro caseiro, que geralmente é feito com água, uma colher de sopa de sal e outra de açúcar, também será eficaz tanto quanto a água de coco, logo não será necessário ingerir os dois líquidos, opte por um dos dois e fique em repouso.

Alimentos que contenham Cisteína e Potássio

Alguns tipos de alimentos que podem ajudar na eliminação da etanal, como ovos e brócolis, pois contém cisteína, a proteína que ajuda a toxina que ocasiona o mal estar pelo excesso de álcool a ser eliminada mais rápido do corpo. É importante também, procurar ingerir alimentos que não sejam pesados, como frutas,  inclusive aquelas que contenham potássio, pois quando se está em um bar ou de ressaca, a vontade de urinar aumenta, entre esse número de vezes em que isso ocorre, perde-se muito potássio. A perda deste mineral pode ocasionar malefícios ao corpo , quando não recomposto, entre eles são mais comuns problemas no sistema nervoso.

Engov

Por fim, caso não tenha alergia a medicamentos, um remédio que é realmente eficaz para amenizar, mas não curar totalmente a ressaca é o conhecido Engov. Trata-se de um remédio de farmácia que foi feito para eliminar dores físicas e diminuir enjoos. Ele não foi feito especialmente para curar  sintomas de excesso de álcool, mas devido sua ação, o remédio também é muito usado para aliviar alguns destes que ocorrem na “maldita ressaca”, como a própria costuma ser apelidada.

É difícil alguém que tenha uma vida social agitada nunca ter passado por isso, mas na medida em que beber se tornar algo comum, que tal  aprender a observar o limite do seu corpo para evitar essa sensação indesejável?

>