Como Desentupir o Ralo

Ralos entupidos podem ser solucionados por você mesmo com produtos básicos que você já tem em casa

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

É muito comum se deparar com a situação de ter o ralo de sua casa ou apartamento entupido por motivos diversos, não é mesmo? Acontece que o entupimento do ralo é um processo que ocorre gradativamente sem demonstrar sinais, e dessa forma, quando percebemos o entupimento, a água já não consegue passar pelo cano devido ao acúmulo de resíduos. Somente realizando o desentupimento do ralo para que a situação seja resolvida quando o escoamento chega neste estágio. Mas nem todos sabem como desentupir o ralo  pois algumas vezes pode demorar anos para um ralo entupir dependendo dos cuidados com o mesmo.

Desentupindo um ralo de banheiro

Este é um dos mais comuns entupimentos, e saiba que o processo para desentupir este ralo é bem simples, e se realizado de maneira correta pode resolver o problema sem que seja necessária a visita de um técnico experiente, evitando gastos com encanadores. Na maioria das vezes o entupimento ocorreu devido a resíduos que foram se acumulando no cano, como restos de sabonetes, cabelos, e outros materiais, e diante disso basta a remoção destes resíduos para que o ralo volte a escorrer a água de maneira correta.

Como desentupir o ralo

Materiais necessários

O processo de desentupimento de ralos é o mesmo independentemente de qual ralo está entupido, e para realizá-lo você deverá separar alguns materiais que deverão ser utilizados na hora de desentupir o ralo, sendo eles: vinagre, chave de fenda, luvas de borracha, bicarbonato de sódio, sal e água quente.

Passo-a-Passo:

1)    Comece retirando a água que se acumulou em volta do ralo no chão do banheiro;

2)    Abra o ralo e verifique se há algum objeto visível obstruindo a passagem da água, caso positivo retire-o, se preferir utilize também um desentupidor;

3)    Misture meio copo de bicarbonato de sódio (que pode ser substituído por fermento) completando com vinagre, e imediatamente despeje a solução diretamente no ralo (neste momento a mistura em contato com os resíduos responsáveis pelo entupimento produzirão gases que não deverão ser inalados);

4)    Caso não tenha funcionado a primeira mistura, misture novamente meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de sal e despeje diretamente no ralo, depois disso derrame água fervente e aguarde;

5)    Caso ainda não tenha obtido resultados positivos repita os procedimentos.

Se nada disso resolver, peça auxílio de um profissional especializado pois o problema pode estar no encanamento de seu imóvel.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

Opção Alternativa

Caso o método acima não tenha funcionado o caso do seu ralo é mais grave e você deverá utilizar um desentupidor de tubulação ou então chamar um profissional para realizar o serviço.

  • Adriano disse:

    Olha obrigado pela dica acabei de usar no meu banheiro e realmente funciona, tudo certo daqui pra frente…. Obrigado Pela dica

  • natacha disse:

    depois de quantas horas vou saber se desentupiu
    e muito obrigado pela dica

  • Vinicius Lopes, Rio de Janeiro disse:

    Que show cara. Não é que desentupiu mesmo? mas antes de jogar a solução no ralo, eu enfiei uma mangueira dessas de chuveirinho no cano para tentar empurrar a sujeira para frente. Meu banheiro parecia uma piscina, e agora está ok; Obrigado pela dica!!

  • adriano disse:

    vc me salvou…. otima dica realmente funciona!

  • Misty disse:

    Não funcionou, fiz como no video:(

  • Sabrina disse:

    o meu nao funcionou, meu banheiro parecia um lago, e o estranho que saiu um monte de comida, tem alguma coisa a ver? não intendo muito dessas coisas, ja enfiei mangueira, fio, nada resolve, joguei soda tbm diabo verde, olha to perdendo os cabelos ja, me ajudaaaa!!!!

  • >